O mercado encerrou ontem à noite na grande maior parte dos países da Europa, mas esta terça-feira surgiram mais negócios formalizados. É o caso do Manchester City, que viu sair Ederson depois de oito anos de ligação e que já tem um sucessor. Trata-se de Gianluigi Donnarumma.
O guardião brasileiro, que brilhou no Benfica antes de se mudar para Inglaterra, já chegou a Istambul na noite de ontem, mas apenas esta manhã o Fenerbahçe anunciou ter chegado a acordo com o Manchester City para a sua contratação.
No entanto, vale recordar que na Turquia a janela de transferências ainda ficará aberta por mais alguns dias, pelo que este negócio não estará em risco.
O emblema turco, que despediu José Mourinho há menos de uma semana, vai pagar 13 milhões de euros ao City, que não perdeu tempo e 'atacou' Donnarumma.
Transfer Bilgilendirme
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) September 2, 2025
Kulübümüz, Brezilyalı file bekçisi Ederson’un transferi için kulübü Manchester City ile anlaşmaya varmıştır. Oyuncu resmi imzaların tamamlanması için İstanbul’a getirilmiştir.
Fenerbahçe Spor Kulübü pic.twitter.com/rMqY13o7Zy
O guardião italiano havia sido afastado no PSG por decisão do treinador Luis Enrique e estava em busca de uma solução para o futuro. O negócio entre Manchester City e PSG foi concluído ainda ontem, para cumprir com o prazo do fecho de mercado em Inglaterra, mas apenas esta manhã os adeptos foram informados.
Donnarumma, de 26 anos, assinou um contrato válido por cinco anos com o clube de Manchester e vai competir por um lugar no onze com James Trafford, também ele reforço... desta época.
"Assinar pelo Manchester City é um momento especial e de grande orgulho para mim. Estou a juntar-me a um plantel de classe mundial e uma equipa comandada por um dos melhores treinadores da história do futebol que é Pep Guardiola. Este é um clube pelo qual todos querem assinar", começou por dizer Donnarumma, em declarações aos canais oficiais do City, prosseguindo.
Ciao, Gigio 🩵 pic.twitter.com/NjFOuOvIQj
— Manchester City (@ManCity) September 2, 2025
"Durante muitos anos admirava o jogo do Manchester City e agora tenho a possibilidade de jogar neste. É uma honra enorme e um privilégio. Mal posso esperar por conhecer os meus novos colegas, o staff e os adeptos. Jogar no Etihad Stadium será muito muito especial para mim. Estou muito entusiasmado e posso prometer que vou dar tudo para ajudar este clube a ter ainda mais sucesso", garantiu o internacional italiano.
O legado de Ederson
Donnarumma terá, assim, a missão de fazer esquecer Ederson, mas será tudo menos fácil. O internacional brasileiro conquistou os adeptos cityzens com defesas de elevado nível de dificuldade e com... assistências.
O jogo de pés de Ederson foi sempre uma das qualidades mais apreciadas e os números não mentem. Oito assistências em oito anos no Manchester City. E, vale recordar, falamos de um guarda-redes!
Para lá de tudo isto, o ex-Benfica também ruma à Turquia com o seu palmarés bem recheado. Em Inglaterra, Ederson conquistou seis Premier League, duas Taças inglesas, quatro Taças da Liga e ainda três Supertaças.
Nota, ainda, para a conquista de uma Supertaça Europeia, um Mundial de Clubes e uma Liga dos Campeões.
Leia Também: Oficial: Belga Senne Lammens reforça baliza do Manchester United