Procurar

Fator casa não importou. Portugal perde na estreia do Europeu de hóquei

Seleção portuguesa de hóquei em patins tirou proveito do fator casa e acabou por conquistar a primeira vitória no grupo A, naquela que marcou a estreia na competição por parte dos lusos.

Fator casa não importou. Portugal perde na estreia do Europeu de hóquei

© Federação Portuguesa de Patinagem

Davide Rodrigues Araújo
01/09/2025 23:21 ‧ há 4 horas por Davide Rodrigues Araújo

Portugal começou com o pé esquerdo no Campeonato da Europa de hóquei em patins, que se realiza em território luso. A equipa das quinas não conseguiu sair vitoriosa esta segunda-feira frente à Itália, perdendo por 3-2, num jogo a contar para a primeira jornada da prova.

 

Portugal foi para o intervalo com um empate com um golo marcado para cada lado, num jogo muito mexido de parte a parte, como já é apanágio dos encontros de hóquei em patins.

A segunda metade foi mais sorridente aos lusos, com um golo a colocar em vantagem a turma orientada por Paulo Freitas, quando faltavam pouco mais de nove minutos para o final do encontro, mas dois golos de rajada por parte dos italianos acabaram por deixar a seleção portuguesa em apuros devido à desvantagem de um golo a oito minutos do fim.

A quatro minutos do fim do jogo, Portugal teve uma oportunidade de ouro para empatar a partida, mas Alvarinho não teve a distreza necessária para conseguir ultrapassar o guardião da seleção azzurri, mantendo-se a desvantagem para os lusos.

Até final, nada mais houve a registar no que a golos marcados diz respeito, pelo que o resultado se manteve até ao fim dos 50 minutos do tempo regulamentar, cimentando a derrota dos anfitriões.

Este resultado coloca as contas do grupo mais complicadas para a seleção anfitriã, uma vez que está naquele que poderá ser considerado o grupo da 'morte', dado que é constituído também pela Espanha e pela França, mesmo que todas as equipas sigam em frente para os quartos de final, ficaria mais difícil o emparelhamento quanto pior fosse a classificação.

De recordar que esta é uma competição que Portugal não vence desde 2016, com a Espanha a conquistar os três últimos troféus de forma consecutiva, levando de vencida a turma portuguesa em duas das três finais.

No entanto, há o bom presságio de que a conquista em 2016 foi em território português, com um triunfo sobre a Itália, pelo que o apoio dos adeptos poderá fazer a diferença daqui para a frente, ainda que Portugal esteja num momento de reestruturação da equipa.

Portugal volta a entrar em quadra já amanhã frente à França, antes de fechar as contas da fase de grupos frente à poderosa Espanha na quarta-feira, dia 3 de setembro.

Leia Também: Paulo Freitas confiante no regresso de Portugal aos títulos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si