As exibições de Viktor Gyokeres com a camisola do Arsenal continuam longe de convencer. O avançado sueco foi 'presa fácil' para os rivais na derrota ante o Liverpool (0-1), no jogo da tarde de domingo, para a Premier League, e já há quem esteja preocupado. É o caso de Alan Pardew, treinador inglês que confessou que espera mais jogador contratado ao Sporting neste verão.
"Posso dizer o que me preocuparia se fosse adepto do Arsenal? Gyokeres. Estou a olhar para ele e fico a pensar: "Quero um bocadinho mais de ti'. Voltando atrás, o Sporting é diferente porque tem outro tipo de cultura, certo? Mas é uma grande equipa e ele sempre marcou golos lá. Mesmo quando estava no Coventry, ele parecia rápido na lateral do campo. Muito rápido mesmo", começou por analisar Alan Pardew, prosseguindo.
"E agora, na Premier League, ele não parece tão rápido, certo? Houve vezes em que teve de engatar a marcha e não passou pelos defesas centrais. É uma preocupação. Tem de dar um passo em frente e assumir-se como o número 9 que o Arsenal tem esperado nos últimos três anos. Portanto, há muita pressão nele. Espero mesmo que ele consiga corresponder, mas achei que ele esteve muito parado hoje [domingo]", apontou o antigo treinador do Newcastle e do Crystal Palace.
Dados categóricos
A exibição de Gyokeres em Anfield ficou longe de ser bem conseguida. O avançado sueco esteve em campo durante todos os 90 minutos, mas nunca foi uma verdadeira ameaça para os homens do Liverpool.
Os números revelados pela GoalPoint, plataforma especializada em dados estatísticos, são categóricos pelos... piores motivos. O avançado sueco de 27 anos não fez qualquer remate na direção da baliza, perdeu todos os duelos aéreos que disputou no meio-campo ofensivo e tocou apenas 17 vezes na bola.
Viktor Gyokeres perdeu, ainda, por sete vezes a posse de bola num total de 17 lances, em mais uma exibição que deixou a desejar e que vai motivando a insatisfação dos adeptos.
Viktor Gyokeres 🇸🇪 vs Liverpool:
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 31, 2025
- 2 passes para finalização
- 3 faltas ganhas
- - -
- 7 posses perdidas em 17 acções
- 0 remates tentados
- 0/3 duelos aéreos ganhos
- 3/9 duelos ganhos
- penúltimo rating mais baixo dos gunners (Zubimendi 4.7)
Fraudwatch… pic.twitter.com/PHLnkfWT0v
Novela de verão
Vale recordar que esta reação dos adeptos também está relacionada com a longa espera pela contratação do avançado sueco. O interesse do Arsenal já não era novo, mas as negociações com o Sporting só chegaram a bom porto depois de longas semanas com muitas polémicas pelo meio.
Gyokeres recusou a apresentar-se nos trabalhos de pré-temporada do Sporting para forçar a transferência para o Arsenal, mas a estrutura liderada por Frederico Varandas apenas cedeu quando as suas exigências financeiras foram cumpridas.
O internacional sueco, que marcou quase uma centena de golos em dois anos a vestir a camisola do Sporting, foi vendido por um montante fixo 65,8 milhões de euros, aos quais se vão somar 10,3 em objetivos, mediante o cumprimento de objetivos de fácil concretização, podendo chegar a um 'bolo' total de 76 milhões de euros.
Até ao momento, Viktor Gyokeres contabiliza dois golos em três jogos oficiais ao serviço do Arsenal, ambos marcados contra o Leeds, na segunda jornada da Premier League. O primeiro através de um remate rasteiro, vindo do corredor direito, e o outro conseguido na marcação de uma grande penalidade. Ante Manchester e Liverpool, o ex-Sporting ficou em 'branco'.
Leia Também: Gyokeres é uma das vendas mais caras de Portugal. E as outras quais são?