Procurar

"Tenho pena que Harder saia do Sporting. Tem características únicas"

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador do Sporting José Eduardo fez um rescaldo do mercado, bem como analisou o Clássico frente ao FC Porto deste domingo.

"Tenho pena que Harder saia do Sporting. Tem características únicas"

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
01/09/2025 07:50 ‧ há 1 dia por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

O fecho do mercado nesta segunda-feira vai certamente dar muito que falar nas próximas horas, com um dos temas a ter em atenção a ser o caso de Conrad Harder, que parece ter feito o seu último jogo com a camisola do Sporting, estando muito próximo de rumar a um novo destino

 

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, José Eduardo não escondeu que os últimos momentos do mercado de transferências podem ser importantes, mas não decisivos, admitindo ainda que Conrad Harder parece ter jogado o seu último jogo com a camisola dos leões.

O antigo jogador do Sporting também fez um rescaldo do encontro, considerando que o resultado foi justo, naquele que foi um "grande jogo de futebol".

Mercado continua a mexer até ao último segundo

Conrad Harder é o centro das atenções neste final de mercado, com uma transferência praticamente fechada para o RB Leipzig e uma investida 'relâpago' por parte do Chelsea. A chegada de Fotis Ioannidis, que já esteve no Estádio de Alvalade, é mais um indicador que o dinamarquês estará de saída dos leões. No entanto, há outros dossiês em mãos, como é o caso de Jota Silva, que ficou ontem fora das opções do Nottingham Forest.

"[De saída?] Julgo que sim, a forma como o Harder se dirigiu aos adeptos e se despediu das bancadas foi significativa... Tenho muita pena. porque acho que um jogador com 20 anos, com vontade de ganhar, com o sentido de oportunidade que ele tem, podia desenvolver uma carreira muito boa no Sporting, mas há que dar o benefício da dúvida ao treinador e à direção, porque eles é que estão com os jogadores dia após dia. Saberão, por isso, fazer essa avaliação com mais dados que os que eu tenho enquanto adepto. Mas tenho muita pena. Acho que é um jogador com características únicas e que bem trabalhadas poderiam ser muito bem aproveitadas pelo Sporting", começou por dizer José Eduardo.

"Quando se vão buscar jogadores é sempre com a perspetiva de que eles irão melhorar a equipa. Os rendimentos é que já variam de variadíssimos fatores. Atualmente vejo uma equipa equilibrada, se os jogadores vierem certamente apresentarão outro tipo de qualidades, de características, mas depois depende da sua adaptação à equipa, depende do treinador", referiu.

"Não estamos a ir buscar jogadores fora de série, sejamos claros. O Sporting não tem capacidade para ir buscar jogadores de topo mundial, enfim, vai buscar jogadores bons, mas... Acho que a equipa fica mais forte. Vamos ver a sua adaptação, as oportunidades que são dadas pelo treinador", rematou o antigo jogador dos leões.

Rescaldo do Clássico deste sábado

Sporting e FC Porto protagonizaram este sábado o primeiro Clássico desta temporada e o resultado acabou por sorrir aos dragões, com um resultado a ser decidido com um autêntico golaço de William Gomes, que resolveu o encontro em Alvalade, onde esteve José Eduardo, que considera que foi um "belíssimo jogo" de ambas as equipas.

"Acho que o Sporting e o FC Porto fizeram um belíssimo jogo de parte a parte e quem gosta do espetáculo certamente ficou satisfeito. No que diz respeito ao Sporting, jogou muito bem, pelo que penso que a equipa e toda a estrutura envolvente devem motivá-los no sentido de dizer que acontece uma derrota, que se sucede na sequência de um lance de génio de um jogador do FC Porto, que é o William Gomes, e que isso não coloca em causa a qualidade da equipa", focou o antigo defesa.

"Há sempre tempo para se melhorar a equipa. Esta ainda está a ser composta, estão a aparecer os últimos reforços, apesar de não se saber qual vai ser o rendimento deles e qual vai ser a sua adaptação à equipa, mas não vejo uma grande diferença em relação a este Sporting com o da última época. A equipa está bem, a funcionar, embora a questão essencial e que não podemos ignorar ser o facto de Viktor Gyokeres já não cá estar, que se está a tentar resolver, mas é muito difícil por ser um jogador especial. Gosto da equipa, está a jogar bem e estou satisfeito com o rendimento da equipa", frisou.

"O que eu vejo é que os adversários , nomeadamente Benfica e FC Porto, se estão a reforçar muito bem, principalmente o FC Porto, que ontem mostrou que é um FC Porto completamente diferente do que apresentava Martín Anselmi, o que também não poderia continuar na mesma linha, e mostrou que há um elemento que está a melhorar muito o FC Porto, que é o treinador Francesco Farioli. Eu estive com muita atenção desde a bancada ao banco do FC Porto, e acho que o FC Porto fez uma extraordinária aquisição que foi o treinador", confessou.

Há penálti no lance entre Francisco Moura e Geny Catamo?

Um dos únicos lances dignos de análise por parte dos especialistas de arbitragem durante o Clássico foi mesmo o lance na grande área do FC Porto onde Francisco Moura disputou uma bola até ao fim com Geny Catamo, com muitos agarrões pelo meio, acabando por gerar um 'sururu' nas bancadas, mas o árbitro João Gonçalves nada assinalou.

"Nos meus tempos de jogador, falei uma vez com um responsável da UEFA na área da arbitragem e ele disse-me para nunca discutir os penáltis. Sobre o lance de Francisco Moura com Geny Catamo na grande área do FC Porto, já vi ser marcado penálti e, tal como aconteceu ontem, já vi a não ser marcado. Depende do critério, mas gostei da arbitragem, da equidade, muito justo no decorrer do jogo e sem influenciar as decisões do mesmo. Penso que é tempo para deixar de culpar os árbitros pelas derrotas", analisou José Eduardo.

"No sábado, o FC Porto jogou muitíssimo bem, o Sporting jogou muitíssimo bem, portanto deixemos os árbitros fazerem o seu trabalho, evidentemente que não estão isentos de críticas, mas nestes casos da grande penalidade assinalada ou não assinalada, como já disse, depende muito dos critérios pessoais de cada árbitro e de cada VAR", concluiu.

Leia Também: William Gomes mete 'binóculos' e FC Porto já assusta bicampeão Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si