José Mourinho está de regresso a Portugal, depois de ter sido demitido pelo Fenerbahçe. Cerca de 24 horas depois de ter sido demitido pelo emblema turco, o treinador português foi visto no aeroporto de Istambul. Partiu para solo nacional sozinho e em silêncio.
Algumas horas mais tarde, e já no decorrer da tarde deste sábado, José Mourinho aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Em declarações exclusivas ao canal NOW, o treinador natural da cidade de Setúbal garantiu que a saída do comando técnico do Fenerbahçe não o surpreendeu.
"Viu a minha conferência de imprensa antes do jogo?", perguntou, em jeito de resposta à questão que lhe foi feita pelo jornalista. "Não, agora não quero falar mais disso. Eu sou assim, acabou, acabou", frisou ainda José Mourinho.
Questionado sobre como correu a viagem entre Istambul e Lisboa, José Mourinho, bem ao seu estilo, garantiu, de resto, que fez uma viagem tranquila e a "dormir".
O sadino foi questionado sobre o que seguia no futuro. "Vou para casa ver o Sporting com o FC Porto e jantar com a família", retorquiu o treinador português.
Jose Mourinho, İstanbul’dan ayrıldı. pic.twitter.com/hn3e25dCW4
— Sabah Spor (@sabahspor) August 30, 2025
De referir que José Mourinho foi despedido do comando técnico do Fenerbahçe na sequência da eliminação no playoff de acesso à Liga dos Campeões diante do Benfica. Depois de um nulo em casa (0-0), a formação turca foi derrotada na visita ao Estádio da Luz (0-1), por conta de um golo de Kerem Akturkoglu, entretanto a caminho dos turcos.
O treinador luso de 62 anos esteve à frente do Fenerbahçe durante 15 meses e foi sendo personagem principal no futebol turco. Mourinho não conquistou qualquer título em pouco mais de um ano, mas protagonizou diversos episódios polémicos, sendo castigado, por exemplo, por tecer críticas à organização do futebol da Turquia.
Fenerbahçe'nin yollarını ayırdığı Jose Mourinho Türkiye'den ayrılıyor.pic.twitter.com/us039jLwM0
— Sabah Spor (@sabahspor) August 30, 2025
De recordar ainda que a relação de José Mourinho com a direção do Fenerbahçe também terá piorado substancialmente ao longo dos últimos meses, alegadamente devido à forma como o plantel estava a ser reforçado, e a 'gota de água' chegou com a missão falhada de marcar presença na Liga dos Campeões.
Roger Schmidt e Sérgio Conceição podem ser os sucessores
A imprensa turca avançou, também, nas últimas horas que a equipa técnica liderada por José Mourinho vai receber uma indemnização no valor de 15 milhões de euros, por conta do contrato que era válido até junho de 2026.
Para além disso, também já foram apontados alguns nomes à sucessão de Mourinho. O português Sérgio Conceição e o alemão Roger Schmidt, que ainda não voltou ao ativo depois de sair do Benfica, fazem parte da lista de alvos do Fenerbahçe.
Leia Também: Sérgio Conceição e ex-Benfica podem render José Mourinho na Turquia
Leia Também: Milhões e mais milhões. Revelada indemnização de Fenerbahçe a Mourinho