Procurar

"Sou muito mais português do que escocês". Cathro responde ao Santa Clara

O treinador do Estoril Praia, Ian Cathro, respondeu hoje a um comunicado do Santa Clara sobre a data em que se vai realizar o jogo da I Liga de futebol, repudiando o facto de questionarem o seu profissionalismo.

"Sou muito mais português do que escocês". Cathro responde ao Santa Clara

© Getty Images

Lusa
30/08/2025 15:04 ‧ há 9 horas por Lusa

Desporto

I Liga

O treinador do Estoril Praia teve declarações em que rejeitava a ideia de que se pudesse jogar em data FIFA e o Santa Clara reagiu em comunicado, afirmando que o treinador do Estoril Praia estava "mais preocupado com a Disneyland e com o futebol do seu país do que com o futebol português".

 

"Em termos de futebol sou muito mais português do que escocês", disse Cathro em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Tondela, para a quarta jornada da I Liga portuguesa, esclarecendo que nunca atacou qualquer pessoa do Santa Clara.

"O que fiz foi questionar uma norma e uma decisão, que marca um jogo da liga para uma data FIFA, com prejuízo para nós, para o Santa Clara e para o próprio espetáculo que a Liga procura promover. O meu nome é Ian Cathro e assumo o que digo. E digo que não vale tudo em futebol", afirmou o técnico, que pela segunda temporada lidera a equipa da Linha.

Cathro garantiu que é feliz por trabalhar em Portugal, elogiando as equipas e o talento dos jogadores.

"Sou muito feliz por ter escolhido Portugal para trabalhar, porque gosto das pessoas, admiro as equipas e o talento dos jogadores. E sinto que gostam de mim. Por isso, não deixa de ser engraçado que alguém, escondido atrás do nome do Santa Clara, me reduza ao 'treinador escocês', como se fosse menor ser estrangeiro aqui", criticou o treinador.

Já sobre as acusações de falta de profissionalismo a que o comunicado do Santa Clara alude, Cathro sublinha que "profissionalismo é defender a competição, é tentar proporcionar as melhores condições às equipas e o melhor espetáculo aos adeptos".

"Porque me preocupo verdadeiramente com a competição, digo que não faz sentido vender a ideia de que é normal jogarmos numa data FIFA. Não faz! E não acredito que esta norma vá existir na próxima época, é normal que vá ser alterada. Chama-se a isso evolução", concluiu o escocês, que deixou ainda uma nota de lamento para o facto de o Santa Clara ter falhado o apuramento para a fase de liga da Liga Conferência, o que considerou que seria importante "para todo o futebol português".

O jogo entre o Estoril Praia, 13.º classificado, com um ponto em dois jogos, e o Santa Clara, 17.º, ainda sem qualquer ponto, em atraso da terceira jornada, está agendado para o dia 06 de setembro, um sábado, às 20:30, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si