A direção do FC Porto estará muito perto de fechar mais uma venda. Zé Pedro está a ser negociado com os italianos do Cagliari e deverá render 3,5 milhões de euros, conforme adiantou o jornalista Gianluca Di Marzio na sexta-feira.
O especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências explica que o negócio entre FC Porto e Cagliari está praticamente selado, faltando apenas limar uns últimos detalhes.
Zé Pedro, de 28 anos, espreita assim aquela que será a sua primeira experiência fora de Portugal.
Formado no Vitória SC, o jogador natural de Guimarães também passou por Vizela, Fafe, União Torcatense, Os Sandinenses e Estrela da Amadora, antes de chegar ao FC Porto para reforçar a equipa B.
Em 2021/2022 fez a estreia ao serviço da equipa principal dos dragões, pela mão de Sérgio Conceição, frente ao Rio Ave, a 15 de dezembro, em jogo da Taça da Liga.
Tornou-se, posteriormente, capitão da equipa B, pela qual realizou 79 jogos e marcou cinco golos, e a estreia na I Liga aconteceu... diante do Benfica. A 29 de setembro de 2023, Zé Pedro foi a solução de Conceição para colmatar a expulsão de Fábio Cardoso no Estádio da Luz.
O camisola 97 assinou uma exibição sólida e agarrou o lugar na equipa principal, pela qual já soma 50 jogos disputados e tendo conquistado uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Kiwior a chegar...
A saída de Zé Pedro vai acontecer por conta da chegada de mais um defesa ao plantel do FC Porto. Os dragões já conseguiram chegar a um acordo com o Arsenal para a contratação de Jakub Kiwior, o que reduz o espaço do defesa português nas opções do técnico Francesco Farioli.
O treinador portista até convocou Zé Pedro para os três jogos realizados nesta temporada, mas apenas o utilizou como suplente utilizado, e já perto da reta final, na visita ao Gil Vicente (2-0) e na receção ao Casa Pia (4-0).
Com Jan Bednarek a assumir o lugar de patrão da defesa, e sucedendo a Marcano, e com Nehuén Pérez a surgir com o parceiro do polaco no eixo defensivo, Zé Pedro e Dominik Prpić iam lutando por uma eventual oportunidade.
No entanto, e tendo em conta a iminente chegada de Kiwior, o número de centrais passará para cinco, mas não por muito tempo. Zé Pedro é o 'sacrificado' e ainda vai render alguns milhões que podem ser investidos, por exemplo, no pagamento da taxa de empréstimo do internacional polaco, que também pode alinhar como defesa esquerdo.
Revolução prossegue
André Villas-Boas havia avançado, em julho, com a possibilidade de o FC Porto protagonizar o "maior mercado da sua história" e tal está mesmo a acontecer. Entre entradas e saídas, o plantel portista está a ser alvo de uma profunda revolução.
Jogadores como Romário Baró (Radomiak Radom), Danny Namaso (emprestado ao Auxerre), João Mário (Juventus), Otávio Ataíde (Paris FC), Francisco Conceição (Juventus), Gonçalo Borges (Feyenoord), Samuel Portugal (Al Akhdoud), Iván Jaime (CF Montréal) foram transferidos e renderam quase 80 milhões de euros.
Zé Pedro deverá ser o nome que se segue nesta lista alargada de vendas.
Leia Também: Negócio fechado: Kiwior reforça FC Porto e pode custar 27 milhões