A conferência de imprensa desta sexta-feira de Francesco Farioli, de antevisão ao Clássico em Alvalade entre o Sporting e o FC Porto, ficou marcada por uma declaração meio polémica por parte do treinador italiano dos azuis e brancos.
Farioli decidiu colocar um ponto de pimenta no jogo de sábado no Estádio de Alvalade, em Lisboa, ao referir que "nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting".
Questionado sobre como se prepara para estes duelos de maior intensidade, ele que tinha vencido todos os Clássicos nos Países Baixos na temporada passada, o treinador do FC Porto queixou-se dessa dificuldade.
"Passado é passado. São boas memórias. Agora é sobre o presente, vai ser um cenário diferente. Vamos preparar o jogo com a mesma atenção. Foi um jogo mais complicado de preparar, temos de ver vários jogos quando os adversários estão com 11. Nos últimos jogos, foi difícil. Desde que o Rui Borges chegou, de 23 jogos, em 7, ou em 1/3 dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, pelo sim pelo não", atirou Francesco Farioli.
Mas será que o treinador do FC Porto está realmente certo? Francesco Farioli lançou o desafio e fomos a contas. Desde o passado dia 26 de dezembro, dia em que Rui Borges foi anunciado como novo treinador do Sporting, o treinador mirandelense viu sete dos seus jogadores serem expulsos, contra quatro dos azuis e brancos. Já no que se refere aos adversários de Sporting e FC Porto, os rivais dos verde e brancos tiveram sete futebolistas expulsos, contra as oito expulsões nos oponentes dos azuis e brancos.
No que toca a jogos no Sporting no Estádio do Dragão, os leões somam cinco expulsões nas últimas quatro deslocações à Invicta. A título de curiosidade, e na época passada, o primeiro Clássico entre Sporting e FC Porto foi também à quarta jornada. Nas primeiras três jornadas, os dragões jogaram sempre em superioridade numérica numa das partes. Se alargarmos a análise a toda a época, o conjunto da Invicta jogou 11 vezes em superioridade numérica na temporada passada.
Se olharmos apenas a Clássicos entre Sporting e FC Porto, o conjunto de Alvalade terminou dez dos últimos duelos diante dos dragões com um jogador a menos. Do outro lado, apenas dois jogadores do clube portista receberam ordem de expulsão em duelos com os leões.
Colocando em perspetiva os dados relativos às últimas cinco temporadas desportivas, o FC Porto jogou mais 46 minutos em superioridade numérica que o Sporting em 2020/21. Já na época seguinte, os dragões jogaram 432 minutos com mais jogadores do que o rival. Em 2022/23, desceu para uma vantagem de 84 minutos em superioridade numérica para o clube da Invicta. A temporada 2023/24 foi a única em que o Sporting esteve mais tempo em campo com um futebolista quando comparado com o FC Porto (42 minutos).
Na última época, o FC Porto voltou ter larga vantagem e jogou mais 238 minutos com mais um jogador em campo quando comparado com o Sporting. Ao todo, e nas últimas cinco épocas, os dragões jogaram mais 758 minutos em superioridade numérica do que o Sporting.
Leia Também: Mora "conectado" e Samu de volta. Farioli projetou Sporting-FC Porto
Leia Também: Dos elogios ao FC Porto aos lesionados. Tudo o que disse Rui Borges