Roberto Martinez divulgou, esta sexta-feira, a lista de convocados de Portugal para o arranque da qualificação para o Mundial'2026. Na primeira convocatória após a conquista da Liga das Nações e da morte de Diogo Jota, o selecionador nacional não promoveu grandes surpresas apesar de algumas ausências, de peso, devido a lesão.
Eis os convocados
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton)
Defesas: Ruben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Diogo Dalot ( Manchester United) Gonçalo Inácio (Sporting), João Cancelo (Al Hilal), Renato Veiga (Villarreal), Nuno Mendes (PSG)
Médios: Bruno Fernandes (Manchester United), João Palhinha (Tottenham), João Neves (PSG), Vitinha (PSG), Ruben Neves (Al Hilal)
Avançados: Bernardo Silva (Manchester City) João Félix (Al Nassr), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (PSG), Francisco Trincão (Sporting), Pedro Gonçalves (Sporting), Pedro Neto (Chelsea), Francisco Conceição (Juventus)
Rafael Leão de fora
De fora ficam nomes como Rafael Leão ou Nélson Semedo. Os dois jogadores portugueses lesionaram-se recentemente ao serviço de AC Milan e Fenerbahçe, respetivamente, e as suas ausências já eram esperadas nesta sexta-feira.
Por seu turno, Rodrigo Mora tem perdido fulgor no FC Porto, desde a chegada de Francesco Farioli ao comando técnico, e também falha a convocatória de Roberto Martínez.
Estatuto de favorito
Portugal parte para esta fase de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo com o estatuto de favorito no grupo F. Com uma dupla jornada fora, Portugal começa por se deslocar a em Erevan, a 6 de setembro, para jogar frente à Arménia, e três dias visita Budapeste, para medir forças coma Hungria.
O vencedor de cada grupo assegura um lugar no Mundial que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, Canadá e México, e que pela primeira vez terá um total de 48 seleções em competição.
Grupo reunido
Esta será, refira-se, a primeira vez que a seleção das quinas reencontra-se na Cidade do Futebol, em Oeiras, depois da conquista da Liga das Nações, ocorrida na Alemanha, e da trágica morte de Diogo Jota.
O avançado português de 28 anos, presença regular na seleção nacional, perdeu a vida no passado dia 3 de julho, depois de um acidente de viação em Zamora, Espanha. André Silva, irmão do jogador do Liverpool, também acabaria por morrer num caso que chocou o mundo do futebol.
[Notícia em atualização]
f