Aí está o novo criativo do Benfica. A direção liderada por Rui Costa chegou a acordo com o Shakhtar para a transferência de Georgiy Sudakov a troco de 27 milhões de euros, mais cinco milhões em objetivos, adianta Fabrizio Romano esta sexta-feira.
O jornalista italiano e especialista em questões relativas ao mercado de transferências, garante que o acordo já está fechado, sendo que o emblema ucraniano ficará, ainda, com 20% da mais valia de uma futura venda. As negociações foram lideradas pelos diretores desportivos Rui Pedro Braz e Darijo Srna.
Aos 22 anos, e visto como um dos maiores talentos da Ucrânia, Sudakov vai dar, assim, o salto para outros palcos e passará a vestir a camisola 10 do Benfica, ao mesmo tempo que poderá competir na Liga dos Campeões.
O mítico dorsal havia sido utilizado, nas últimas duas temporadas, por Orkun Kokçu, mas o internacional turco desentendeu-se com o treinador Bruno Lage, em pleno Mundial de Clubes, e acabaria por forçar a saída para o Besiktas.
BREAKING: Georgiy Sudakov to Benfica, here we go! Deal agreed right now between clubs with Shakhtar. 🦅
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 29, 2025
Rui Pedro Braz and Darijo Srna close the agreement at €27m plus €5m add-ons and sell-on clause over 20%.
Sudakov will be the new number 10 of Benfica! ️ pic.twitter.com/moLJ9vLrAG
Despedida em Genebra
A noite de quinta-feira terá sido certamente especial para Sudakov, uma vez que terá feito o seu último jogo ao serviço do Shakhtar, clube que sempre representou, das camadas jovens à equipa principal. Em Genebra, na Suíça, o próximo reforço do Benfica ajudou a equipa ucraniana a garantir um lugar na Liga Conferência, ao derrotar o Servette (1-2) já em período de prolongamento.
Agente Trubin em ação
O internacional ucraniano prepara-se para viajar para Lisboa e para esta transferência ser bem-sucedida também contribuiu o compatriota Anatoliy Trubin. O guardião do Benfica é colega de seleção de Sudakov e nos últimos dias a troca de impressões entre ambos chegou a ser pública... nas redes sociais.
Lage descartou criativo
Georgiy Sudakov será, assim, mais um reforço de peso para o plantel do Benfica. Ocupará o lugar de criativo, atuando como médio mais ofensivo. Bruno Lage chegou a descartar publicamente a necessidade de ter um jogador com características típicas de um criativo, mas os jogos realizados pelas águias já nesta temporada deixaram em evidência que seria necessário ter outras 'armas' no plantel.
"Tenho dificuldade em entender essa parte do criativo, vou ser honesto. O que é um criativo? Um jogador de último passe, que finte jogadores? Temos jogadores assim na nossa equipa. Temos é de continuar a trabalhar para construir o melhor plantel até fecho do mercado. (..) O que temos de fazer é construir a nossa criatividade coletiva. Ser equipa. E isso já demonstrámos. Não gosto de falar do perfil dos jogadores, mas o perfil dos jogadores que contratámos foi com isso em conta. Esse é o caminho que temos de fazer na construção do plantel", explicou Bruno Lage, no passado dia 5 de agosto
Solução à esquerda
Apesar de ser um típico número 10, alinhando no vértice mais adiantado do meio-campo, Georgiy Sudakov também pode jogar como médio esquerdo, posição que já ocupou por algumas vezes, bem como na posição de número 8.
Assim sendo, o Benfica também colmata a saída quase certa de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe. O extremo turco quer regressar ao seu país, mas os dois clubes ainda não chegaram a um entendimento, apesar de já estar resolvido o playoff - que colocou as águias na Liga dos Campeões.
Leia Também: A caminho do Benfica, Sudakov despediu-se assim dos adeptos do Shakhtar