Os próximos dias prometem ser de muitas alterações no plantel do Benfica, que pode sofrer mudanças significativas com entradas e saídas nesta reta final do mercado de transferências de verão. Se, por um lado, há jogadores a chegar para reforçar o ataque às ordens de Bruno Lage, outros há que estão muito perto de abandonar o clube da Luz.
O Desporto ao Minuto confirmou esta quinta-feira que Florentino Luís tem a sua saída encaminhada para o Burnley. Tal como já havia sido avançado pelo nosso jornal no decorrer do dia de hoje, o clube da Premier League era um dos três interessados no médio português. Os clarets pressionaram pela chegada do camisola 61 das águias nas últimas horas e aceleraram o processo negocial, ao ponto do mesmo estar muito perto de ficar fechado.
Segundo foi possível apurar, o Burnley colocou em cima da mesa uma proposta de empréstimo que é válido até final da temporada, com uma cláusula de obrigação de compra de 25 milhões de euros. Os dois emblemas têm o acordo praticamente selado e Florentino prepara-se para reencontrar Amdouni, que foi seu colega de equipa no Benfica na temporada passada, no plantel que também conta com o antigo jogador do Sporting Marcus Edwards.
O camisola 61 dos encarnados esteve na agenda de outros clubes nas últimas semanas. Inter, AS Roma, Napoli, Leeds, Everton, Marseille e Al Ahli, que recentemente venceu a Supertaça saudita, foram colocados na rota do internacional sub-21 por Portugal.
Florentino Luís até costuma ser opção para o treinador Bruno Lage, mas está longe de ser considerado indispensável para o técnico natural de Setúbal. A contratação do argentino Enzo Barrenechea, por empréstimo do Aston Villa, relegou o médio formado no Seixal para segundo plano.
Sucessores estão dentro do plantel
A poucos dias do fecho do mercado de transferências, a saída de Florentino Luís do plantel não deverá ser colmada pela direção do Benfica, dado que Bruno Lage tem outras opções para preencher esta vaga.
O jovem Diogo Prioste pode ocupar aquele lugar, ele que é visto como um dos talentos da formação que se pode afirmar na equipa principal, ao mesmo tempo que Manu Silva, antigo jogador do Vitória SC, continua a dar passos rumo à recuperação total. Há também a opção de Leandro Barreiro. O luxemburguês costuma atuar em zonas mais avançadas do terreno de jogo, mas uma posição mais defensiva não lhe é estranha.
Sudakov a chegar para o ataque
Do lado das entradas, o acordo entre Benfica e Shakhtar Donetsk por Georgiy Sudakov está quase fechado. De acordo com as informações desta quinta-feira do jornalista italiano Rudy Galetti, especialista em assuntos que estão relacionados com o mercado de transferências, os encarnados vão pagar pouco menos de 30 milhões de euros pelo criativo ucraniano. Ao que tudo indica, Sudakov vai tornar-se na contratação mais cara de sempre da história das águias.
O ainda camisola 10 do Shakhtar Donetsk deve superar o valor pago por Orkun Kokçu, que, entretanto, foi transferido para os turcos do Besiktas num negócio por empréstimo com cláusula de compra obrigatória. O médio turco, contratado ao Feyenoord, custou um total de 29,7 milhões de euros, já incluindo os objetivos e o valor fixo de 25 milhões de euros.
Rudy Galetti refere ainda que, salvo alguma alteração num rumo desta operação, Sudakov é esperado esta sexta-feira em Lisboa para realizar os habituais exames médicos. O médio-ofensivo deverá fazer na noite desta quinta-feira o último jogo pela equipa ucraniana, diante do Servette, na segunda mão do playoff de acesso à Liga Conferência.
Leia Também: Milhões da Champions a ser aplicados. Sudakov está a um passo do Benfica