O Santa Clara não perdeu tempo e emitiu, ao final da tarde desta quinta-feira, um comunicado, no qual arrasou a posição do Estoril, que se mostrou desagradado com a data escolhida para o duelo contra os insulares, no dia 6 de setembro, referente à terceira jornada
Na nota oficial, os estorilistas alegaram que nunca deram o seu "consentimento" para esta alteração na data, desde logo, porque não foi consultado sobre o tema. Por seu turno, o emblema açoriano afirma que a SAD estorilista foi contactada "até por uma questão de cortesia e bom relacionamento entre clubes".
A partida acabou por ser adiada para a semana de pausa das seleções devido aos compromissos europeus do clube açoriano que esta quinta-feira vai defrontar o Shamrock Rovers, em jogo válido para a segunda mão do playoff de acesso à fase de liga da Liga Conferência.
"Este mesmo contacto foi encetado com a responsável Helena Costa, que desde início adotou uma postura no sentido de que não seria possível disputar esta 3ª jornada noutra altura que não entre as pré-eliminatórias disputadas pelo Santa Clara. A SAD do Santa Clara não tem culpa que a senhora Helena Costa desconheça os regulamentos do calendário da Liga, aprovados pelos clubes. Curiosamente, alega a SAD do Estoril, que nunca deu o seu "consentimento" para que o jogo da 3ª jornada da Liga fosse reagendado para o dia 6 de setembro de 2025. Deixamos, pois, a nota bem clara do regulamento relativa precisamente ao calendário de jogos - 'A jornada 3 tem data alternativa na pausa FIFA de setembro, para permitir que as equipas presentes no playoff das competições da UEFA, possam alterar o seu jogo para essa data, sem necessidade de acordo prévio com o adversário'", pode ler-se no comunicado oficial emitido pelo Santa Clara.
"O Santa Clara não pode, nem vai, ser responsável pelo amadorismo, incompetência e falta de planeamento da referida diretora do Estoril, que revela também uma total falta de noção, ao não entender que o sucesso de qualquer outro clube português na Europa é também o sucesso dos restantes; para além disso, tenta agora o Estoril transferir a responsabilidade dos seus erros para o Santa Clara e para a Liga Portugal, algo que não podemos permitir. A SAD do Santa Clara limitou-se a solicitar que fossem cumpridos os regulamentos, até porque estes mesmos regulamentos não foram criados para proteger o Santa Clara, mas sim todos os clubes portugueses, sem exceção, pelo que noutra ocasião poderá naturalmente ser o Estoril a beneficiar dos mesmos, algo que aparentemente escapa ao entendimento dos responsáveis da dita SAD", prosseguiram os açorianos.
"Ficamos, por isso, atónitos pelo facto de vermos uma responsável do futebol português querer ver prejudicado um clube nacional, ao arrepio do que está previsto nos regulamentos que ela própria também devia conhecer e foram aprovados pelos clubes. Esta SAD não pode ficar indiferente à chico-espertice e a esta busca incessante de vitimização, quando todos deveríamos estar a remar em prol do crescimento do futebol português", vinca o Santa Clara, antes de recordar palavras recentes de Ian Cathro, treinador do Estoril, que se queixou da calendarização.
"Infelizmente, constatamos que o treinador escocês do Estoril está aparentemente mais preocupado com a Disneyland e com o futebol do seu país do que com o futebol português. Podemos recomendar-lhe que, se deseja visitar este espaço, encontre então outra data, porque aqui falamos de futebol profissional, que consideramos um assunto muito sério. A poucas horas do Santa Clara entrar em campo para um jogo europeu decisivo, eis que o Estoril toma uma posição pública sobre o tema. Ora, tal só demonstra as intenções pouco claras do Estoril neste tema e, acima de tudo, o amadorismo na gestão", termina a nota.
Leia Também: Estoril manifesta "profundo desagrado" por data do jogo com o Santa Clara