O mercado de verão já entrou na reta final, mas o plantel do Benfica ainda pode sofrer mudanças significativas com entradas e saídas. Florentino Luís é um dos casos mais incertos, com três clubes à espreita. Os ingleses do Burnley e do Everton juntaram-se aos franceses do Marseille e já conhecem as exigências do Benfica.
Segundo as informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, a direção encarnada liderada por Rui Costa fez saber aos três clubes que apenas aceitará vender Florentino Luís por um montante de 25 milhões de euros.
Ao mesmo tempo, Everton, Burnley e Marseille também já sabem que um cenário de empréstimo apenas será considerado pela estrutura do Benfica caso este contemple uma cláusula de compra, que consumaria a saída do jogador luso-angolano no final da presente temporada.
Neste momento, Florentino é visto no Benfica como um elemento útil, mas está longe de ser considerado indispensável para o treinador Bruno Lage. A chegada de Enzo Barrenechea, por empréstimo do Aston Villa, relegou o médio formado no Seixal para segundo plano. O mesmo é dizer que Florentino perdeu um lugar no onze para o médio argentino, o que o deixa mais perto da porta de saída.
Há mais interessados
Vale recordar que Florentino Luís, que completou 26 anos de idade neste mês de agosto, conta com mais interessados. O Benfica já recusou, de resto, algumas abordagens neste verão, mas permanece aberta a um eventual negócio.
Em Itália, o jogador natural de Lobito já foi associado, nas últimas semanas, a Inter, AS Roma e Napoli, e da Arábia Saudita também foi veiculado o interesse do Al Ahli, que recentemente venceu a Supertaça saudita.
Sucessão garantida
A possível saída de Florentino Luís do plantel não deverá ser colmada pela direção do Benfica. O pouco tempo para encontrar uma alternativa viável no mercado e as atuais opções no plantel deixam Rui Costa e Bruno Lage confortáveis com a situação.
Afinal de contas, Diogo Prioste pode ocupar aquele lugar e ser o próximo talento da formação a ter afirmação total na equipa principal, ao mesmo tempo que Manu Silva continua a dar passos rumo à recuperação total.
Com contrato válido até 2027, Florentino Luís terá agora de aguardar pelo desfecho do mercado para conhecer o seu futuro.
Akturkoglu também pode sair
No entanto, não é caso único. Também Kerem Akturkoglu está longe de ter presença assegurada no Benfica, mesmo depois de se revelar fundamental na qualificação dos encarnados para a fase regular da Liga dos Campeões.
O internacional turco foi o autor do único golo na eliminatória contra o Fenerbahçe, de José Mourinho, mas pode sair para jogar... precisamente no lado contrário.
As negociações entre Benfica e Fenerbahçe já se arrastam há várias semanas - com direto a avanços e recuos -, mas podem ficar seladas nos próximos dias, proporcionando o regresso de Akturkoglu ao seu país.
Recorde-se que o internacional turco de 26 anos chegou à Luz no verão passado, oriundo do Galatasaray e a troco de 12 milhões de euros. Volvido um ano, Akturkoglu pode voltar à Turquia para render 25 milhões de euros aos cofres do Benfica.
Leia Também: Akturkoglu mal festejou e Lage 'entrega' futuro do turco a Rui Costa