O FC Porto continua determinado em fazer chegar Jakub Kiwior ao Dragão neste mercado de verão, que já caminha para o seu fim. No entanto, o defesa polaco tarda em receber 'luz verde' por parte do Arsenal para poder viajar para Portugal. A razão? O clube inglês só permitirá a saída de Kiwior quando assegurar a contratação de um novo defesa.
É essa a informação revelada, esta quinta-feira, por Ben Jacobs. O jornalista e especialista em questões relativas ao mercado de transferências, garante que Kiwior tem tudo acertado com os responsáveis do FC Porto, mas apenas poderá rumar à cidade Invicta quando o Arsenal fechar... Piero Hincapie.
O defesa equatoriano de 23 anos é o grande alvo do Arsenal para reforçar o plantel às ordens de Mikel Arteta, mas falta ainda convencer o Bayer Leverkusen a libertar o jogador.
Na passada quinta-feira, Simon Rolfes, diretor desportivo do emblema alemão, garantiu que o Bayer Leverkusen não havia recebido qualquer proposta formal por Hincapie, mas o Arsenal mostrou-se disponível para chegar a um acordo por um montante total de 50 milhões de euros.
A intenção dos responsáveis gunners passa por fechar um acordo nos próximos dois dias, até porque o prazo para encerrar o mercado aproxima-se a passos largos.
Quer isto dizer que o FC Porto e Jakub Kiwior estão não só apenas dependentes do Arsenal, como também do Bayer Leverkusen. André Villas-Boas e Francesco Farioli estarão, assim, a esperar pelo efeito dominó que culmine com a chegada do defesa polaco ao Dragão.
Jakub Kiwior is waiting to fly to Porto having agreed terms. Arsenal will sanction his exit if they reach an agreement for Piero Hincapie.
— Ben Jacobs (@JacobsBen) August 28, 2025
Arsenal are pushing to agree a fee before the weekend, likely on a loan with obligation.
Leverkusen sporting director Simon Rolfes said on… pic.twitter.com/AS7D0eEaOD
Defesa mais caro da história?
Recorde-se, ainda, que o FC Porto está na disposição de gastar até 27 milhões de euros para conseguir assegurar a chegada de Jakub Kiwior. A confirmar-se este valor, o internacional polaco de 25 anos saltará diretamente para o topo de defesas centrais mais caros da história do futebol português.
Por esta altura, e segundo os dados oficiais do Transfermarkt, é David Carmo quem lidera este ranking, tendo custado mais de 20 milhões de euros aos dragões vindo do Sp. Braga.
Segue-se Zeno Debast, que o Sporting contratou ao Anderlecht, há um ano, por 15,5 milhões de euros, e Nicolás Otamendi, que o verão de 2020 chegou ao Benfica a troco de 15 milhões de euros.
Décimo reforço para Farioli?
Ao mesmo tempo, Jakub Kiwior pode tornar-se no 10.º reforço do FC Porto para esta nova temporada 2025/26. O defesa polaco elevaria para uma dezena as caras novas no plantel azul e branco e iria formar dupla com o compatriota Jan Bednarek, que também se mudou para Portugal este verão.
Pablo Rosario, oriundo do Nice, foi anunciado como reforço dos dragões na manhã desta quinta-feira, e juntou-se ao lote de reforços formados por Victor Froholdt (Copenhaga), Gabri Veiga (Al Ahli), Alberto Costa (Juventus), Borja Sainz (Norwich), Jan Bednarek (Southampton), Dominik Prpic (Hajduk Split), Luuk de Jong (custo zero), João Costa (Estrela da Amadora).
Villas-Boas havia anunciado, em julho, no momento da apresentação de Francesco Farioli como sucessor de Martín Anselmi, que o FC Porto poderia estar às portas do "maior mercado da sua história" e já lá vão quase 100 milhões de euros em reforços. Isto, claro está, ainda sem contar com Jakub Kiwior.
Leia Também: FC Porto acelera por Jakub Kiwior e pode superar os 20 milhões de euros