Gil Vicente e FC Porto encerram a segunda jornada da I Liga, esta segunda-feira, já depois de ambos os clubes terem arrancado o campeonato a sorrir.
Num histórico de 57 confrontos, os azuis e brancos saíram a sorrir em 44, para além do registo de seis empates e sete derrotas, sendo que, no que ao jogos em Barcelos diz respeito, verificaram-se 17 triunfos para o FC Porto, seis para o Gil Vicente e ainda cinco igualdades. No entanto, o histórico recente não traz propriamente boas memórias.
O emblema azul e branco foi derrotado pelos gilistas (3-1), na época passada, resultando até na demissão de Vítor Buno, face à forte contestação que se fez sentir no Minho e na cidade Invicta. Antes disso, na temporada anterior, às ordens de Sérgio Conceição, o FC Porto não havia conseguido melhor do que um empate (1-1), altamente penalizador na corrida pelo primeiro de dois títulos consecutivos que viria a ser conquistado pelo rival Sporting.
Francesco Farioli está, desde já, 'avisado' para as dificuldades que se poderão fazer sentir no estádio do Gil Vicente, onde terá pela frente um duplo 'galo' para curar, de forma a fugir aos mais recentes registo dos seus antecessores - dos quais se exclui Martín Anselmi, que acabou por não defrontar o referido adversário. Do outro lado, César Peixoto
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta segunda-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de Ricardo Baixinho, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
César Peixoto:
Análise ao adversário: "Estamos preparados para enfrentar este FC Porto, que está entusiasmado com as novas ideias e com os resultados que tem tido, Mas isso pouco nos importa, porque o essencial é aquilo que temos de fazer. "Cada jogo tem a sua história. O FC Porto tem padrões claros, ofensivos e defensivos, mas nós também temos a nossa identidade e não vamos abdicar dela. Adaptamo-nos estrategicamente, sem mudar a ideia de jogo que estamos a construir".
Bom arranque de época: "Foi importante começarmos com o pé direito, num campo difícil, onde raramente se vence. Trouxemos três pontos, que deram moral, mas que já não valem mais do que isso. Temos de continuar focados, porque o caminho é longo".
Chegada de Francesco Farioli a Portugal: "É um treinador novo, jogadores novos, características e ideias de jogo diferentes. Olhámos para o que o FC Porto tem feito, para os padrões que apresenta ofensivamente e defensivamente, e trabalhámos em função disso. Mas as bases da nossa identidade serão sempre as mesmas, independentemente de ser contra o FC Porto, o Benfica ou o Sporting".
Francesco Farioli:
Primeiro jogo fora do Dragão: "No início da semana, tentámos gerar atenção para este facto, além de que é um estádio que, nas últimas épocas, não nos deixou as melhores memórias. Temos de estar preparados para isso, ainda mais do que costume, porque é uma alteração de ambiente, o que pode provocar, no início, minutos de desconforto. Temos de chegar lá com clareza sobre aquilo que queremos, com humildade e desejo de lutar com tudo o que temos, porque estamos apenas no início da nossa caminhada. São jogos muito importantes e temos de respeitá-lo como merecem".
Poderio do oponente: "Analisámos a equipa com muita atenção, vimos muitos jogos do treinador deles, nos clubes anteriores, para ter um melhor entendimento de tudo. É uma equipa que pode adotar vários sistemas no mesmo jogo, com bola. Temos ter o melhor cenário possível, especialmente, sendo novos neste campeonato. Temos a sorte de ter um departamento muito forte de análise, estão a ajudar-me a perceber melhor e a estar o melhor preparado possível".
Onde encaixa Rodrigo Mora: "O Rodrigo, certamente, pela maneira como jogou, na época passada, antes do avançado, é a posição mais natural. É claro que num 4x3x3, a posição dele é ligeiramente diferentes, estamos a falar de poucos metros, mas com tarefas diferentes, especialmente, sem bola. É um aspeto no qual ele tem de melhorar, tal como todos, porque é algo de novo para toda a equipa. Estamos num processo de aprendizagem, e o Rodrigo, pela qualidade e pelo entendimento do jogo que tem, interpretará o papel. Pode ser usado como extremo ou noutra posição, mas não vou dizer-vos qual".
Últimos resultados
Gil Vicente: E-D-V-V-V
FC Porto: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Gil Vicente: Andrew Ventura, Hevertton Santos, Jonathan Buatu, Marvin Elimbi, Ghislain Konan, Facundo Cáseres, Mohamed Bamba, Sergio Bermejo, Luís Esteves, Martín Fernández e Pablo Felipe.
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Martim Fernandes, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu Aghehowa e Borja Sainz.
Ausências
Gil Vicente: Tidjany Touré e Hevertton Santos (lesionados)
FC Porto: Martim Fernandes (lesionado) e Francisco Moura (em dúvida)
Leia Também: Duplo 'galo' no FC Porto. Farioli foge a Vítor Bruno e Sérgio Conceição?