O plantel principal FC Porto deu, ao final da manhã desta sexta-feira, continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da segunda jornada do principal escalão do futebol português, no qual terá pela frente o Gil Vicente.
Uma sessão na qual o treinador, o italiano Francesco Farioli, não teve grandes motivos para sorrir, uma vez que continuou a ver inscritos, no boletim clínico azul e branco, os nomes de Martim Fernandes (que se limitou a realizar tratamento) e Francisco Moura (que permanece em regime de treino condicionado).
Ambos os jogadores continua a recuperar de lesões nos ligamentos do joelho esquerdo, pelo que, ao que tudo indica, irão mesmo ficar afastados da lista de jogadores convocados pelo timoneiro azul e branco para a deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos.
Abre-se, desta maneira, uma janela de oportunidade para que Zaidu Sanusi ocupe o lado esquerdo da defesa azul e branca, à imagem do que sucedeu na passada segunda-feira, quando foi lançado para o lugar, precisamente, de Martim Fernandes, aos 54 minutos do triunfo conquistado na receção ao Vitória SC, por 3-0.
O internacional nigeriano deu, de resto, boa conta da tarefa, numa partida que contou com golos da autoria de Pepê (aos 12 minutos) e Samu Aghehowa (aos 32 e 79 minutos), e que ficou marcada pela sentida homenagem a Jorge Costa, diretor de futebol do FC Porto, que morreu, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
O grupo de trabalho azul e branco tem mais uma ronda de treinos agendada para o final da manhã de domingo, à porta fechada, no complexo do Olival. Mais tarde, a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental), Francesco Farioli irá falar aos jornalists, em conferência de imprensa.
Quanto ao Gil Vicente-FC Porto propriamente dito, está marcado para as 20h15 da próxima segunda-feira, e irá contar com a arbitragem de Ricardo Baixinho, juiz da Associação de Futebol de Lisboa. Pedro Mota e Andreia Sousa serão os assistentes, Fá Sanhá o quarto árbitro, Bruno Esteves o VAR e Pedro Martins o AVAR.
Boas indicações de lado a lado
Não foi só o FC Porto que fez a festa, na ronda inaugural da I Liga. Isto porque também o Gil Vicente entrou com o 'pé direito' na nova temporada, graças ao triunfo conquistado sobre o Nacional, em pleno Estádio da Madeira, por 0-2, à 'boleia' dos golos de Pablo Felipe e Luís Esteves, aos 35 e 45+2 minutos, respetivamente.
Significa isto que ambos os clubes somam, neste momento, três pontos, pelo que partilham o topo da tabela, juntamente com Famalicão, Sporting de Braga, Arouca, Sporting e Moreirense, que bateram Santa Clara, Tondela, AVS, Casa Pia e Alves, nos respetivos encontros.
Neste momento, as duas únicas equipas que ainda não entraram em cena, no campeonato nacional, foram Benfica e Rio Ave, visto que o duelo entre ambas foi adiado para as 20h15 do dia 23 de setembro, devido à participação dos encarnados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (onde deixaram para trás o Nice, por duplo 2-0).
Leia Também: Sporting-FC Porto e não só. 3.ª e 4.ª jornadas da I Liga já têm datas