"O inconformismo fez parte do 'feeling' na preparação do jogo. Mas não trabalhamos com base nas emoções, mas sim sobre o jogo e a fase do processo em que estamos. Vamos tentar melhorar todos os dias, em todos os jogos. Queremos ganhar mais vezes e o sentimento de um jogo para o outro talvez seja de mais intensidade, mais foco, agressividade, porque não ficámos nada felizes com o que se passou na primeira jornada", admitiu.
O treinador escocês, que falava em conferência de imprensa de antevisão ao duelo da segunda jornada da I Liga, no sábado, destacou a "muita qualidade" do Vitória de Guimarães e, por isso, antecipa "um bom jogo" diante da formação agora orientada por Luís Pinto.
"Vamos ter um bom jogo porque vai haver bons jogadores no campo, com atitude e ambição. Isso pode dar um bom jogo de futebol. O Vitória tem jogadores de muita qualidade, um meio-campo fantástico, com muita verticalidade. Estão a começar uma nova época, com um novo treinador e isso cria, do nosso lado, alguma incerteza, porque é um trabalho novo que precisa de tempo", disse o técnico dos 'canarinhos'.
Na estreia na I Liga, o Estoril Praia esteve a ganhar em casa frente ao Estrela da Amadora, mas acabou por consentir o empate depois de ter o encontro dominado. Cathro afirmou que a equipa precisava de "causar mais dano" no adversário e acredita que isso pode verificar-se já em Guimarães.
"Ganhámos algum respeito, sinto que as pessoas veem o Estoril de forma diferente e como uma equipa que sabe jogar. Mas isso vale pouco para nós. Sabemos competir, mas o que queremos é ganhar e, nesses momentos determinantes, queremos ser dominantes e matadores", frisou o treinador dos estorilistas.
À parte do encontro com os minhotos, Ian Cathro deixou também um reparo à forma como uma das novas regras para aumentar o tempo de jogo está a funcionar e fez um apelo aos árbitros.
"Ter bolas ao lado do campo para o jogo não parar e aumentar o tempo útil é uma medida positiva, mas isso não pode resultar em vantagem para a equipa que está a recolocar a bola em jogo [nos lançamentos laterais]. A bola tem de ser colocada em jogo onde saiu e não uns metros mais à frente. Se não controlarmos isso, vamos ter problemas", avisou o técnico, que, ainda assim, ressalvou que se trata de "uma mudança muito positiva".
O Estoril Praia joga no sábado, às 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, frente ao Vitória de Guimarães, numa partida que será arbitrada por José Bessa, da associação do Porto.