Após o 10.º lugar da época transata, sob o comando dos treinadores César Peixoto e Cristiano Bacci, os minhotos aprovaram a venda de entre 62,5% e 70% do capital da SAD ao fundo norte-americano Black Knight Football Club, na assembleia geral de 31 de maio, e contrataram Vasco Botelho da Costa, técnico que guiou o Alverca ao escalão maior, após o segundo lugar na II Liga de 2024/25.
O novo 'timoneiro' expressou a intenção de ajudar um clube "extremamente bem estruturado" a "dar um passo em frente", sem ter de "revolucionar o que quer que seja", durante uma pré-temporada em que trabalhou o mesmo sistema tático do ano transato, o '4-3-3', nos oito jogos de preparação realizados.
A venda das ações ao fundo que detém o Bournemouth, da Liga inglesa, desencadeou alterações na hierarquia do emblema de Moreira de Cónegos, com o norte-americano Tim Bezbatchenko a assumir a presidência da SAD, por troca com Vítor Magalhães, que se mantém à frente do clube, e Pedro Magalhães a tornar-se diretor executivo da sociedade.
A operação desencadeou ainda um investimento de 15,8 milhões de euros (ME) no Moreirense, 10 ME dos quais direcionados para infraestruturas e 5,8 ME para a equipa principal, que contabiliza seis reforços: o guarda-redes André Ferreira, os defesas Álvaro Martínez e Francisco Domingues, os médios Rodrigo Alonso e Stjepanovic, e o extremo Kiko Bondoso.
A formação do concelho de Guimarães reúne ainda 16 elementos que transitam de 2024/25, com realce para o médio Alanzinho, o 'cónego' mais decisivo nas três épocas anteriores, com um registo de 20 golos e 20 assistências em 107 jogos oficiais.
A remodelação do plantel para 2025/26 envolveu ainda a saída de jogadores habitualmente utilizados na temporada anterior, nomeadamente o guarda-redes Kewin Silva, o lateral esquerdo Frimpong, o médio Rúben Ismael e o avançado Luís Asué.
A 15.ª participação 'cónega' na I Liga começa no domingo, às 20:30, com a receção ao Alverca, e encerra com o AVS, também em casa, estando os jogos teoricamente mais complicados da primeira volta agendados para a sexta jornada, com a visita ao Sporting, para a nona, com a receção ao FC Porto, para a 11.ª, com a visita ao Sporting de Braga, e para a 14.ª, com a receção ao Benfica.