"Ao longo de mais de duas décadas de carreira, marcou gerações de adeptos com a sua entrega incondicional, liderança inata e espírito de conquista", refere o organismo em comunicado.
A CDP recordou os mais de 20 títulos nacionais e internacionais conquistados com a camisola do FC Porto, destacando a conquista dos campeões em 2004, além das 50 vezes em que envergou a camisola da seleção principal de Portugal, que representou no Euro2000 e Mundial2002.
"Que o exemplo e os valores que personificou dentro e fora das quatro linhas continuem a inspirar as futuras gerações", desejou o organismo, destacando o seu "legado de rigor, profissionalismo e amor ao desporto".
O organismo endereçou "sentidas condolências" a quem lhe era mais próximo, estendendo a sua "solidariedade" aos que no desporto nacional e internacional partilharam com Jorge Costa "momentos inesquecíveis".
Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taça de Portugal e cinco Supertaças.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Leia Também: Deco fala da perda de "um dos maiores símbolos" do FC Porto e de Portugal