Fernando Santos em "choque com perda tremenda" de Jorge Costa

O treinador Fernando Santos mostrou-se em "choque com a perda tremenda" do antigo internacional e atual diretor para o futebol profissional do FC Porto Jorge Costa, que morreu hoje aos 53 anos.

Azerbaijan's Portuguese head coach Fernando Santos arrives to attend the draw for the 2026 Fifa World Cup European qualifiers at the FIFA headquarters in Zurich, on December 13, 2024. (Photo by Fabrice COFFRINI / AFP) (Photo by FABRICE COFFRINI/AFP via Ge

© Getty Images

Lusa
05/08/2025 16:37 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

Jorge Costa

um choque e uma perda tremenda. Acabei de chegar a Baku, estava aqui a ver as notícias e fui surpreendido com esta notícia. Os meus sentimentos à família e ao Porto. Na realidade, é um amigo. Foi três anos capitão na minha equipa no FC Porto e ficámos com uma relação sempre forte", expressou o atual selecionador do Azerbaijão, em declarações à agência Lusa.

 

Fernando Santos contou que o antigo central, que foi orientado por si entre 1998 e 2001 nos 'azuis a brancos', "entregava tudo dentro do campo", mas fora das quatro linhas "tinha uma personalidade diferente de amizade de convívio".

"Era um capitão no campo, fora do campo e no balneário. Era, na realidade, um símbolo do FC Porto, que tinha tudo para dar um verdadeiro capitão. Toda a gente o conhece como 'bicho', entregava tudo em campo e fora do campo tinha uma personalidade diferente de amizade de convívio. Um jogador que marcou o futebol português, não só o FC Porto, e fez parte da geração que ganhou um Campeonato do Mundo de sub-20, em 1991, em Lisboa", lembrou.

O antigo jogador do FC Porto, e até agora diretor para o futebol profissional, morreu hoje aos 53 anos, no Hospital de São João, no Porto, onde "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência", depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.

Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.

Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.

Leia Também: FC Porto chora a morte de Jorge Costa: "Lendário capitão"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diogo Sousa, jovem campeão de ciclismo, morre em acidente de mota

Paredes

Diogo Sousa, jovem campeão de ciclismo, morre em acidente de mota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russell não vai renovar com a Mercedes nas próximas semanas

Fórmula 1

Russell não vai renovar com a Mercedes nas próximas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas