Andrea Belotti esteve cedido ao Benfica na segunda metade da temporada passada, mas pode muito bem estar de regresso ao futebol português no presente mercado de transferências de verão... ainda que não para um dos três grandes.
Valentin Feuillette, jornalista do portal francês Foot Mercato, avançou, na noite de sábado, que o Sporting de Braga e o Vitória SC estão de olho na possível contratação do campeão europeu por Itália.
Belotti tem contrato com o Como até junho de 2026 e gostaria de permanecer em Itália. O experiente jogador tem treinado à parte neste início de pré-época e não esteve presente em nenhum dos jogos particulares que os italianos realizaram até agora. O seu futuro permanece incerto, apesar de diversas manifestações de interesse de Itália e do exterior.
Além da dupla minhota, o Pisa já se inteirou das condições em que pode garantir Andrea Belotti, assim como alguns clubes da Serie B italiana, sem que isso tenha levado a negociações concretas. O jogador, de 31 anos, é também cobiçado por clubes no Médio Oriente e na Rússia, pelo Panathinaikos, emblema grego que é treinado por Rui Vitória, e Persépolis, do Irão.
Andrea Belotti esteve emprestado ao Benfica na segunda metade da última época, tendo feito quatro golos em 24 jogos. Tem apenas mais um ano de contrato.
Exclu FM : Andrea Belotti cherche une porte de sortie 🇮🇹
— Valentin Feuillette (@VFeuillette75) August 2, 2025
• Pise s'est montré actif
• Le Panathinaïkós, Braga et Vitoria Guimarães aussi
• Des clubs de Serie B surveillent
• Profil coché par le Moyen-Orient et la Russie
avec @AlexGcvs
@FootMercato
@sachou967
️… pic.twitter.com/ROIxxxG5KE
A polémica final da Taça de Portugal
O lance entre Belotti e Matheus Reis na final da Taça de Portugal deu muito que falar na sequência da conquista do troféu por parte do Sporting no Estádio do Jamor.
Em conversa em exclusivo com o Desporto ao Minuto, o advogado Gonçalo Almeida apontou mesmo para que a pena de prisão estivesse em cima da mesa.
"No que concerne à responsabilidade penal, de facto, estando perante um crime de ofensa à integridade física simples, que poderá significar ser uma pena de prisão até três anos, ou pena de multa, prevista no artigo 143.º do código penal. Caso esta fosse agravada, ou seja, se tivessem existido danos físicos ou psicológicos ao atleta em questão, ou se a conduta for especialmente censurável ou perversa, conforme indica o artigo 144.º do código penal, estaríamos perante um crime público e poderíamos ter uma moldura penal com pena de prisão de dois a 10 anos" reiterou, citando o código penal", referiu.
De recordar que o lance em questão aconteceu perto da bandeirola de canto, quando o jogo estava com o resultado de 1-0 favorável ao Benfica, onde Belotti protegeu a bola de Matheus Reis e Maxi Araújo e acabou a ser pontapeado e pisado na zona da cabeça quando já estava deitado no relvado, sem qualquer tipo de sanção disciplinar a ser feita no momento a qualquer jogador.
Belotti, diga-se que, no Mundial de Clubes, foi admoestado com o cartão vermelho direto por uma entrada perigosa com o pé alto a raspar na cabeça do jogador do Boca Juniors, resultando numa falta a favor dos argentinos e ordem de expulsão, com a FIFA a castigar o italiano com dois jogos de suspensão, que colocaram o avançado de fora dos jogos frente ao Auckland City e ao Bayern Munique.
Leia Também: Bruno Lage recebe 'reforço' para o Benfica-Chelsea no Mundial de Clubes