Villas-Boas: "Algumas das operações que fizemos salvaram o FC Porto"

Líder do conjunto azul e branco diz querer "estabelecer um limite de três mandatos" na presidência do FC Porto, garantindo que a maioria dos problemas financeiros dos dragões estão resolvidos.

MOREIRA DE CONEGOS, PORTUGAL - NOVEMBER 24: Andre Villas-Boas, President of FC Porto, gestures during the Portuguese Cup match between Moreirense and FC Porto on November 24, 2024 in Moreira de Conegos, Portugal.  (Photo by Diogo Cardoso/Getty Images)

© Getty Images

Rodrigo Querido
01/08/2025 14:34 ‧ ontem por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

André Villas-Boas e Michele Montesi, presidente e Chief Strategy Officer do FC Porto, estiveram à conversa, no passado mês de junho, num evento durante o Campeonato do Mundo de Clubes, que foi agora disponibilizado na íntegra pela Columbia Business School.

 

Nesta conversa, o líder dos azuis e brancos lembrou a forma como chegou à presidência dos azuis e brancos, falando dos problemas financeiros que os dragões tinham na altura em que foi eleito.

"Tinha uma sensação de que estava destinado a ser presidente do clube da minha cidade, o FC Porto. Decidi concorrer às eleições contra um presidente fantástico, que era Pinto da Costa. Esteve na presidência por 41 anos e eu ganhei as eleições. Grandes responsabilidades, muitas, de facto, mas estamos a tentar levar o clube em frente, não só em termos desportivos, mas também a nível financeiro, estrutural e operacional. Esperamos dar os passos certos para termos ainda mais sucesso nos próximos anos", começou por dizer André Villas-Boas, que não esqueceu a gestão dos problemas na transição entre presidências.

"Foi um período muito sensível no clube. Estamos a falar de uma pessoa [Pinto da Costa] que transformou o clube e que fez do FC Porto o que é neste momento. Vencemos duas Ligas dos Campeões, duas Taças UEFA e um número incrível de troféus, não só no futebol, mas também nas modalidades. Somos um clube eclético, mas senti que era tempo de impulsionarmos o clube, que estava num estado de ruína financeira. Senti que era tempo de modernizar o clube, levá-lo a outro nível e continuar a expansão internacional, ganhando títulos claro, com uma equipa competitiva", prosseguiu o líder dos dragões.

"O FC Porto não é campeão nacional há três anos e estamos ainda a apanhar as peças, a tentar construir uma equipa mais forte para a nova época. Finalmente temos as condições financeiras para investir no mercado, porque conseguimos resolver a maior parte dos problemas financeiros. Algumas das operações que fizemos salvaram o clube e mantiveram-no como clube de sócios. Caso contrário, provavelmente teria sido vendido a um fundo de investimento ou a um fundo privado. Quando entramos só tínhamos 8 mil euros em todas as contas e tínhamos duas semanas para apagar 12 milhões de euros. Conseguimos 15 milhões por empréstimos, através de papéis comerciais. Salvaram as nossas operações nessa altura e permitiu-nos investir um bocado na equipa", vincou ainda.

O presidente do FC Porto abordou também a limitação de mandatos, sublinhando que quer fixar "um limite de três mandatos" na presidência dos dragões.

"Somos um clube de sócios e os sócios elegem o presidente de quatro em quatro anos. Não temos limite de mandatos, para que isso acontecesse teríamos de levar o tema a Assembleia Geral e mudar os estatutos do clube. É algo que queremos fazer para estabelecer um limite de três mandatos, ou seja, um total de 12 anos, o que segue as práticas comuns em qualquer ambiente político saudável. É um desafio que temos para fazer e, para que aconteça, tem de ser aprovado em Assembleia Geral. Alterar os estatutos do clube é sempre algo muito sensível", finalizou.

Leia Também: "Samu não pode ter a responsabilidade de resolver os jogos do FC Porto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Óbito

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Renault

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas