A aventura de João Palhinha no Bayern Munique poderá ter os dias contados. O internacional português chegou à Alemanha há cerca de um ano, mas está longe de ser visto como peça essencial para o treinador Vincent Kompany e um regresso a Inglaterra está agora no horizonte. O Tottenham é o grande interessado em Palhinha.
A informação foi revelada esta semana pelo jornal Telegraph e sublinhada, este sábado, por Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências.
O clube inglês até já terá feito um primeiro contacto informal junto dos representantes de João Palhinha, mas até ao momento ainda nenhuma proposta foi enviada para Munique.
E para tal há uma explicação. O Telegraph garantia, na quinta-feira, que o Tottenham estava a trabalhar para conseguir um acordo pelo médio português formado no Sporting, mas antes disso precisam de fechar a venda de um jogador.
️ Tottenham have genuine interest in João Palhinha as initial approach has been made with his camp.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 26, 2025
More will follow in the next weeks as there’s no formal proposal to Bayern yet. pic.twitter.com/5kIU6eZoKJ
Nesse sentido, há um grande candidato à saída neste verão. Son Heung-min interessa ao Los Angeles FC e pode ser a próxima estrela a mudar-se para a MLS, onde moram jogadores como Lionel Messi, Luis Suárez e, mais recentemente, Rodrigo de Paul. No entanto, a prioridade do Tottenham até será fazer sair um médio para abrir vaga para Palhinha, sendo que a situação de Yves Bissouma é a mais preocupante, por ter apenas mais um ano de contrato, o que eleva o risco de sair dos spurs, dentro de um ano, a custo zero.
Só depois de conseguir finalizar uma saída é que o Tottenham deverá avançar, de facto, com uma proposta concreta junto do Bayer Munique. Ainda assim, há mais interessados em João Palhinha a morar em Inglaterra. Também o Arsenal, escreve o Telegraph, tem o internacional português de 30 anos sinalizado.
O médio português tem créditos firmados em Inglaterra por conta das duas épocas, a alto nível, em que vestiu a camisola do Fulham, sob as ordens do compatriota Marco Silva.
Sonho atribulado em Munique
Resta recordar que a chegada de Palhinha a Munique teve um duro revés. Em janeiro de 2024, o jogador luso chegou a viajar para a cidade alemã e fazer os exames médicos, mas o negócio com o Fulham caiu à última hora no derradeiro dia de mercado.
No verão seguinte, João Palhinha acabou mesmo por se mudar para Munique, num negócio superior a 50 milhões de euros. No entanto, nunca se conseguiu impor com a camisola dos bávaros, participando apenas em 25 dos 56 jogos realizados pelo Bayern em 2024/25. Das 25 partidas apenas em 12 delas alinhou na condição de titular, vivendo uma realidade bem diferente da que tinha em Londres.
Agora, um ano depois, e com o Mundial'2026 no horizonte, João Palhinha terá de fazer uma escolha a pensar no futuro. A concorrência no meio-campo do Bayern Munique é fortíssima - Joshua Kimmich, Leon Goretzka e Alexandar Pavlovic são exemplos - e do outro lado está um campeonato, a Premier League, que já conhece perfeitamente e que encaixa que nem uma luva no seu estilo de jogo.
Afinal de contas, uma boa temporada em 2025/26 poderá levar Roberto Martínez a mexer no meio-campo da seleção nacional e a voltar a apostar na presença de Palhinha como médio mais recuado, tal como acontecera no Euro'2024.
Leia Também: João Palhinha aborda o futuro e recorda Diogo Jota: "Faremos de tudo..."