Powered bySolverde
Disclaimer

Multidão em silêncio despede-se de Diogo Jota e André Silva em Gondomar

As portas da Capela da Ressurreição abriram-se ao público pouco depois das 16:00, mas já muito antes disso se formava uma longa fila de gente emocionada, silenciosa, de cachecóis ao pescoço e flores nas mãos.

GONDOMAR, PORTUGAL - JULY 04: A young fan of Portugal wears a national flag on the street after a public wake was held for Diogo Jota and his brother Andre Silva at the Capela da Ressurreicao on July 04, 2025 in Gondomar, Portugal. Diogo Jota was a profes

© Getty Images

Lusa
04/07/2025 18:02 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Diogo Jota

Centenas de pessoas acorreram a Gondomar para se despedirem de Diogo Jota e do irmão, André Silva, que morreram na quinta-feira, num trágico acidente de viação em Espanha.

 

Durante a manhã e o início da tarde, apenas familiares e amigos mais próximos tiveram acesso à capela, num ambiente de dor íntima, resguardado pela polícia. Quando as portas se abriram à população, o ambiente manteve-se sereno e carregado de emoção, sendo formado um cordão policial para assegurar o fluxo contínuo e respeitador dos que queriam prestar a última homenagem.

"Não o conhecia pessoalmente, mas sentia que era um dos nossos", confessou à Lusa Mário Freitas, adepto do Liverpool, no qual jogava Diogo Jota, e natural de Gondomar: "Custa muito ver partir alguém assim, com tanta vida pela frente. Era um exemplo dentro e fora do campo".

Junto à entrada, uma coroa de flores enviada por Jota Silva, internacional português e jogador do Nottingham Forest, destacava-se entre os arranjos florais que cobriam os degraus da capela. No silêncio do velório, ouvia-se apenas o murmúrio contido da dor e os passos lentos dos que, um a um, se aproximavam das urnas.

"Estou aqui pela família, pelo que estão a passar. O país inteiro chora convosco", disse, com a voz embargada, Carolina Magalhães, de Paços de Ferreira, onde Diogo Jota se estreou como sénior, ainda com 17 anos: "Nunca me vou esquecer da alegria dele a jogar".

Entre os populares, muitos adeptos do Penafiel exibiam camisolas e cachecóis do clube no qual alinhava André Silva.

"O André era muito acarinhado aqui. Sempre humilde, sempre disponível. Foi um choque terrível. Vi-o jogar há duas semanas. Ninguém imagina que algo assim possa acontecer", contou António Ribeiro, sócio dos penafidelenses.

Entre os presentes esteve também uma delegação do Liverpool, o clube que Diogo Jota representava há cinco temporadas. Em sinal de respeito e solidariedade, dirigentes dos 'reds' marcaram presença no velório, acompanhando o momento de dor e prestando homenagem ao internacional português que tantas alegrias deu aos adeptos de Anfield Road.

Aos poucos, nomes ligados ao futebol foram surgindo em silêncio: antigos treinadores, dirigentes, ex-companheiros de equipa, entre os quais André Silva ou Diogo Dalot. Mas o protagonismo, nesse final de tarde quente, foi da gente anónima, com muitos jovens com lágrimas nos olhos, famílias inteiras, avós que ali foram "em nome dos netos", amigos de infância, ex-colegas da escola.

Na entrada, um segurança repetia, com delicadeza, a mesma instrução: "Por favor, um de cada vez, respeitando a fila". E assim, com respeito e silêncio, Gondomar continuou a despedir-se de dois dos seus.

A missa de corpo presente será celebrada no sábado às 10:00, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. O cortejo fúnebre sairá depois em direção ao cemitério da freguesia.

Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram na quinta-feira de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.

O avançado internacional português jogava no Liverpool, emblema que representava há cinco épocas e pelo qual venceu uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, sagrando-se ainda campeão do Championship, o segundo escalão inglês, com o Wolverhampton.

Depois da formação no Gondomar e no Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido pelos espanhóis ao Wolverhampton, no qual esteve três temporadas.

Na seleção portuguesa, Diogo Jota somou 49 internacionalizações e 14 golos, tendo conquistado duas edições da Liga das Nações, a mais recente no mês passado, em Munique.

Leia Também: AVB entregou cartões de sócios no velório de Diogo Jota e André Silva

Leia Também: Rivais só no campo. Beto e Chermiti homenagearam Diogo Jota em Anfield

Leia Também: Cabral e Borges 'rompem' com tradição em Wimbledon para honrar Diogo Jota

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas