O Moreirense começou hoje a temporada 2025/26 com um plantel de 22 jogadores, incluindo os quatro reforços oficializados, confirmou hoje à Lusa fonte oficial do clube da I Liga portuguesa de futebol.
Os laterais esquerdos Álvaro Martínez, oriundo da Cultural Leonesa (Espanha), e Francisco Domingues, proveniente do Benfica, o médio Rodrigo Alonso (ex-Villarreal, de Espanha) e o extremo Kiko Bondoso, que jogou pelo Rio Ave na época passada, por empréstimo dos israelitas do Maccabi Telavive, compareceram ao primeiro dia de trabalho.
Os habituais exames médicos contaram com a presença de mais 17 jogadores, tendo-se registado uma ausência: o extremo Jeremy Antonisse foi autorizado a apresentar-se mais tarde, após ter representado a seleção caribenha de Curaçau, entre 18 e 25 de junho, na edição de 2025 da Gold Cup, principal competição de seleções da CONCACAF.
A equipa da vila de Moreira de Cónegos reúne 17 elementos que transitam da época passada: os guarda-redes Caio Secco e Mika, os defesas Dinis Pinto, Marcelo, Maracás, Gilberto Batista e Michel, os médios Ofori, Liberato, Afonso Assis, Alanzinho e Benny e os avançados Cédric Teguia, Joel Jorquera, Schettine e Yan Lincon, além de Antonisse.
O grupo treinado por Vasco Botelho da Costa, vice-campeão da II Liga pelo Alverca em 2024/25, que sucede ao italiano Cristiano Bacci no emblema do concelho de Guimarães, conta ainda com o regresso do médio Miguel Rebelo, que, na época transata, esteve cedido ao Torreense, da II Liga, e ao Varzim, da Liga 3.
Em sentido inverso, os 'cónegos' registaram 10 saídas de jogadores, cinco deles após terminarem contrato: o guarda-redes Kewin Silva, o lateral esquerdo Frimpong, os médios Rúben Ismael e Ivo Rodrigues e o extremo Hernâni Infande.
O lateral direito Dani Morer, emprestado na época passada pelo Famalicão, e o extremo Pedro Santos, cedido pelo Benfica, deixaram o clube minhoto, assim como o médio Sidnei Tavares, transferido para os ingleses do Blackburn Rovers, o avançado Luis Asué, que rumou aos chineses do Shanghai Shenhua, e o defesa Leonardo Buta, de fora dos planos do Moreirense para a época 2025/26.
Após o 10.º lugar na época 2024/25, a formação de Moreira de Cónegos disputa o primeiro jogo particular em 12 de julho, perante o Trofense, da Liga 3, e cumpre o estágio de pré-época entre 14 e 19 de julho, em Ofir, localidade costeira do concelho de Esposende, no distrito de Braga.
Plantel provisório do Moreirense para 2025/26:
- Guarda-redes: Caio Secco e Mika.
- Defesas: Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Gilberto Batista, Michel, Álvaro Martínez (ex-Cultural Leonesa, Esp) e Francisco Domingues (ex-Benfica).
- Médios: Ofori, Miguel Rebelo (ex-Varzim), Liberato, Afonso Assis, Rodrigo Alonso (ex-Villarreal, Esp), Alanzinho e Benny.
- Avançados: Kiko Bondoso (ex-Rio Ave), Antonisse, Cédric Teguia, Joel Jorquera, Schettine e Yan Lincon.
Saíram: Kewin Silva, Dani Morer (Famalicão), Frimpong, Leonardo Buta, Rúben Ismael, Sidnei Tavares (Blackburn Rovers, Ing), Ivo Rodrigues, Hernâni Infande, Pedro Santos (Benfica) e Luis Asué (Shanghai Shenhua, Chi).