Procurar

Estádio da Machava muda de nome e vira Estádio da Independência Nacional

O Estádio da Machava, antigo Salazar no período colonial, passa a designar-se Estádio da Independência Nacional, anunciou hoje o Presidente moçambicano, justificando a decisão com a transformação do espaço numa "referência do patriotismo e de cidadania". 

Estádio da Machava muda de nome e vira Estádio da Independência Nacional

© Lusa

Lusa
25/06/2025 15:59 ‧ há 2 meses por Lusa

Desporto

Moçambique

O Estádio da Machava, antigo Salazar no período colonial, passa a designar-se Estádio da Independência Nacional, anunciou hoje o Presidente moçambicano, justificando a decisão com a transformação do espaço numa "referência do patriotismo e de cidadania". 

 

"Julgamos que os moçambicanos sentir-se-ão orgulhosos de olhar para este estádio, não somente como uma referência arquitetónica e ícone no desporto, mas, sobretudo, [como] o verdadeiro berço da nossa independência nacional", declarou o chefe do Estado moçambicano, Daniel Chapo, ao discursar no agora Estádio da Independência Nacional, onde decorrem as cerimónias centrais das celebrações dos 50 anos de independência de Moçambique.

O Presidente indicou que a decisão, tomada esta terça-feira pelo Governo, visa registar "de forma indelével o acontecimento mais marcante da história do (...) povo [moçambicano], a independência nacional", para transformar o estádio numa "referência do patriotismo e cidadania no presente e para as gerações vindouras".

No designado novo Estádio da Independência Nacional, joga habitualmente futebol o Clube Ferroviário de Maputo, um dos vários emblemas 'ferroviários' do país apoiados pelos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Contudo, há quatro anos que o espaço, multiuso, não é utilizado devido à falta de condições, sendo esta a primeira intervenção de fundo em mais de 50 anos, espeando-se que a Confederação Africana de Futebol (CAF) o aprove para acolher provas internacionais.

Com capacidade oficial para 45.000 pessoas, começou a ser construído em 1963, num terreno com mais de 30 hectares, na Matola, e foi batizado então como Estádio Salazar, sendo inaugurado em 1968 com a também histórica partida de futebol entre as seleções de Portugal e do Brasil.

No mesmo local, o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, proclamou a independência, em 25 de junho de 1975, após uma luta contra o regime colonial português que começou em 25 de setembro de 1964.

Na cerimónia de hoje participam vários chefes de Estado, incluindo o de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Além do discurso oficial do Presidente moçambicano, a cerimónia inclui desfiles militares, momentos culturais, uma mensagem dos representantes dos cidadãos que completam 50 anos de idade (mesmo período da independência) e uma intervenção do líder do Podemos, enquanto maior partido da oposição.

Leia Também: Petro de Luanda sagra-se tetracampeão angolano de futebol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si