Powered bySolverde
Disclaimer

Estádio da Machava muda de nome e vira Estádio da Independência Nacional

O Estádio da Machava, antigo Salazar no período colonial, passa a designar-se Estádio da Independência Nacional, anunciou hoje o Presidente moçambicano, justificando a decisão com a transformação do espaço numa "referência do patriotismo e de cidadania". 

Independências: Histórica Machava vira estaleiro com obras a todo o vapor para os 50 anos de Moçambique

© Lusa

Lusa
25/06/2025 15:59 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Moçambique

O Estádio da Machava, antigo Salazar no período colonial, passa a designar-se Estádio da Independência Nacional, anunciou hoje o Presidente moçambicano, justificando a decisão com a transformação do espaço numa "referência do patriotismo e de cidadania". 

 

"Julgamos que os moçambicanos sentir-se-ão orgulhosos de olhar para este estádio, não somente como uma referência arquitetónica e ícone no desporto, mas, sobretudo, [como] o verdadeiro berço da nossa independência nacional", declarou o chefe do Estado moçambicano, Daniel Chapo, ao discursar no agora Estádio da Independência Nacional, onde decorrem as cerimónias centrais das celebrações dos 50 anos de independência de Moçambique.

O Presidente indicou que a decisão, tomada esta terça-feira pelo Governo, visa registar "de forma indelével o acontecimento mais marcante da história do (...) povo [moçambicano], a independência nacional", para transformar o estádio numa "referência do patriotismo e cidadania no presente e para as gerações vindouras".

No designado novo Estádio da Independência Nacional, joga habitualmente futebol o Clube Ferroviário de Maputo, um dos vários emblemas 'ferroviários' do país apoiados pelos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Contudo, há quatro anos que o espaço, multiuso, não é utilizado devido à falta de condições, sendo esta a primeira intervenção de fundo em mais de 50 anos, espeando-se que a Confederação Africana de Futebol (CAF) o aprove para acolher provas internacionais.

Com capacidade oficial para 45.000 pessoas, começou a ser construído em 1963, num terreno com mais de 30 hectares, na Matola, e foi batizado então como Estádio Salazar, sendo inaugurado em 1968 com a também histórica partida de futebol entre as seleções de Portugal e do Brasil.

No mesmo local, o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, proclamou a independência, em 25 de junho de 1975, após uma luta contra o regime colonial português que começou em 25 de setembro de 1964.

Na cerimónia de hoje participam vários chefes de Estado, incluindo o de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Além do discurso oficial do Presidente moçambicano, a cerimónia inclui desfiles militares, momentos culturais, uma mensagem dos representantes dos cidadãos que completam 50 anos de idade (mesmo período da independência) e uma intervenção do líder do Podemos, enquanto maior partido da oposição.

Leia Também: Petro de Luanda sagra-se tetracampeão angolano de futebol

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eustáquio 'visa' Anselmi no FC Porto: "Qualidade do futebol..."

FC Porto

Eustáquio 'visa' Anselmi no FC Porto: "Qualidade do futebol..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP e Miguel Oliveira voltam à ação. Horários do GP dos Países Baixos

MotoGP

MotoGP e Miguel Oliveira voltam à ação. Horários do GP dos Países Baixos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas