"Tolerância zero": Rudiger acusa jogador do Pachuca de insultos racistas

O jogo entre o Real Madrid e o Pachuca no Campeonato do Mundo de Clubes ficou marcado por um episódio de alegados insultos racistas de Gustavo Cabral direcionados a Antonio Rudiger.

CHARLOTTE, NORTH CAROLINA - JUNE 22: Gustavo Cabral #22 of CF Pachuca reacts with Antonio Ruediger #22 of Real Madrid C. F. during an altercation in the FIFA Club World Cup 2025 group H match between Real Madrid CF and CF Pachuca at Bank of America Stadiu

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
23/06/2025 12:16 ‧ há 4 semanas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Mundial de Clubes

O Real Madrid defrontou e venceu o Pachuca por 3-1, este domingo, num jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. No entanto, a partida ficou marcada por um episódio de alegados insultos racistas de Gustavo Cabral, do conjunto mexicano, direcionados a Antonio Rudiger, defesa da equipa espanhola.

 

De acordo com fontes presentes no estádio, citadas pelo Daily Mail, o central alemão queixa-se de que o atleta argentino o chamou de "negro de m****" no relvado.

Rudiger dirigiu-se desde logo ao árbitro da partida para que este ativasse o protocolo da FIFA para os acontecimentos onde existem insultos ou comentários de caráter racista ou xenófobo.

No entanto, não tendo ouvido ou tido provas de que isto havia sucedido no relvado, o juiz continuou com a partida, que acabaria por terminar com um triunfo confortável do Real Madrid, apesar do conjunto de Xabi Alonso ter ficado reduzido a 10 unidades aos sete minutos de jogo, por uma expulsão direta de Raul Asencio.

O treinador do Real Madrid não ignorou o acontecimento e defendeu o seu jogador: "Foi o que Rudiger disse, e nós acreditamos nele. É importante que haja tolerância zero neste tipo de situações. A FIFA está agora a investigar. É tudo o que posso dizer", referiu quando questionado sobre o tema após o jogo.

Já Gustavo Cabral também deu a sua versão dos acontecimentos, tendo afirmado que não se tratou de um insulto racista. "Não houve nada racista. Eu chamei-o de cobarde de m****, como dizemos na Argentina. Foi só isso. Houve uma briga, deram-me um pontapé, ele diz que eu lhe acertei com a mão, discutimos. Mas nada mais que isso", começou por dizer o jogador do Pachuca.

"Não há castigo por dizer isso. É uma palavra, ponto! Não tem outra intenção. Os meus colegas e os dele estavam mesmo ao meu lado e sabem que eu apenas repeti vezes sem conta a mesma coisa", continuou.

"Ele [Rudiger] estava a dizer que nos víamos lá fora, estava a fazer-me sinais de que queria lutar. Eu também estava furioso. Chegámos a discutir no túnel de acesso aos balneários, mas nada mais", concluiu.

As contas do apuramento no grupo H

Os dois emblemas do grupo H já sabem que irão ter destinos diferentes na competição - pelo menos por enquanto -, já que os merengues ainda lutam pela qualificação para os oitavos de final e o Pachuca já está eliminado da prova intercontinental da FIFA.

No entanto, o Real Madrid sabe que, para depender apenas e só de si mesmo, tem de vencer o RB Salzburg na útlima jornada da fase de grupos. Ainda assim, tendo em conta a vantagem na diferença de golos, um empate bastará aos merengues para passarem aos oitavos de final da competição.

Quem tem um cenário mais complicado acaba por ser o Al Hilal, que necessita de vencer o Pachuca e esperar pelo resultado do jogo entre o Real Madrid e o Salzburg, dado que terá de ter uma diferença de golos superior em caso de empate entre ambas as equipas.

Leia Também: Real Madrid 'finta' vermelho e Xabi Alonso já tem motivos para sorrir

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Madalena Aragão

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas