Procurar

Maioria da SAD do Moreirense transferida para fundo Black Knight

O Moreirense concluiu a transmissão da maioria da SAD que tutela a equipa da I Liga portuguesa de futebol ao fundo Black Knight Football Club, informou hoje o clube minhoto, em comunicado.

Maioria da SAD do Moreirense transferida para fundo Black Knight

© Getty Images

Lusa
18/06/2025 16:39 ‧ há 2 meses por Lusa

Desporto

I Liga

A operação deu-se na sequência da decisão tomada pelos mais de 300 sócios do clube de Moreira de Cónegos na assembleia geral extraordinária de 31 de maio, que aprovaram a venda de 62,5% do capital ao fundo que detém o Bournemouth, da I Liga inglesa, que, no futuro, passará a deter 70% das ações.

 

"O Moreirense Futebol Clube congratula-se por ter finalizado com sucesso a transmissão de parte maioritária de capital social que detinha na Sociedade Anónima Desportiva da Moreirense Futebol Clube - Futebol, SAD ao fundo de direito norte americano BKFC", refere a nota publicada nas redes sociais.

O emblema do concelho de Guimarães, 10.º classificado na anterior edição da I Liga, passa a integrar o grupo liderado pelo empresário norte-americano Bill Foley, criado em 2022.

O fundo é ainda proprietário do Auckland FC, equipa que criou após garantir o direito a uma franquia no principal campeonato da Nova Zelândia, e detém participações minoritárias no Lorient, campeão do segundo escalão de França em 2024/25, e no Hibernian, da Liga escocesa.

Na sequência do acordo, o presidente da SAD do Moreirense, Vítor Magalhães, confirmou que o Black Knight vai investir 15,8 milhões de euros (ME) no Moreirense, atribuindo 5,8 ME para a equipa principal de futebol e 10 para infraestruturas, o que inclui a segunda fase da academia, com mais dois relvados naturais, um deles acompanhado por uma bancada com lotação entre 1.500 e 2.000 espetadores, e o edifício principal, capaz de albergar 52 jogadores dos escalões de formação.

Noutra parcela dos 156 mil metros quadrados na posse do clube vimaranense, está previsto um novo estádio para a equipa da I Liga, com lotação para 10 mil espetadores, que o Moreirense pretende ver concluído até 2030, acompanhado por 500 lugares de estacionamento privado e três mil de estacionamento público.

 

Leia Também: Oficial: Álvaro Martínez reforça lado esquerdo da defesa do Moreirense

Leia Também: Moreirense confirma saída de sete futebolistas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si