Powered bySolverde
Disclaimer

Samuel Soares agradado com solidez de Portugal no Europeu sub-21

 Guarda-redes ainda não sofreu golos na competição.

TRENCIN, SLOVAKIA - JUNE 14: Goalkeeper Samuel Soares of Portugal looks to serve the ball during the UEFA European Under-21 Championship 2025 Group Stage match between Portugal and Poland at Sihot Stadium on June 14, 2025 in Trencin, Slovakia. (Photo by M

© Getty Images

Lusa
15/06/2025 16:02 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Euro sub-21

A solidez defensiva de Portugal no Europeu de futebol de sub-21 deve-se à força coletiva, admitiu hoje o guarda-redes Samuel Soares, imbatível no empate com a França (0-0) e na goleada sobre a Polónia (5-0), no Grupo C.

 

"Não posso reduzir o foco e sou importante na comunicação com os meus companheiros para fazer com que a bola não chegue à nossa baliza. O grupo tem estado bem. Temos defendido todos e o mérito não é apenas meu, mas da equipa", observou o 'guardião' do Benfica, que alinhou nos dois jogos e celebra hoje 23 anos, em conferência de imprensa.

O conjunto de Rui Jorge cumpriu trabalho de recuperação matinal em Trencin, onde está instalado desde a chegada à Eslováquia e bateu a Polónia no sábado, na segunda ronda do Grupo C, fixando o resultado mais volumoso do torneio e assumindo o primeiro posto.

Portugal igualou a vitória mais ampla da sua história em fases finais de Europeus de sub-21, que tinha sido fixada pelos mesmos números face à Alemanha, nas 'meias' da edição de 2015, cuja final perdeu com a Suécia através do desempate por grandes penalidades.

"A equipa esteve bem defensiva e ofensivamente. Há uma coisa ou outra para ajustar no próximo jogo, mas estamos confiantes. A forma como tentei explorar o meu jogo com os pés teve mais a ver com o sistema da Polónia. Eles deixavam muitos jogadores na frente e os espaços atrás da sua defesa poderiam ser uma zona a explorar a partir da velocidade do Roger Fernandes, do Geovany Quenda e do Rodrigo Gomes", sustentou Samuel Soares.

A seleção nacional encerra a primeira fase na terça-feira, ao medir forças com a Geórgia às 18:00 locais (17:00 em Lisboa), de novo no Estádio Sihot, em Trencin, numa terceira e última jornada em que a França enfrenta em simultâneo a já eliminada Polónia, em Zilina.

Com os dois primeiros classificados a acederem à fase a eliminar, Portugal contabiliza os mesmos quatro pontos dos gauleses, segundos, sobre os quais apresenta uma diferença favorável de quatro golos, enquanto os georgianos seguem na terceira posição, com três pontos e chances de qualificação, e os polacos estão no derradeiro lugar, ainda a 'zero'.

"Olhamos com normalidade. O grupo não está fechado, mas, mesmo que estivesse, não duvido de que íamos entrar para ganhar. A Geórgia tem uma boa equipa e jogadores em patamares elevados, mas ainda não fizemos uma análise aprofundada deles", transmitiu.

Reiterando que o objetivo "passa sempre por não sofrer golos", Samuel Soares está feliz pela segunda participação em fases finais de Europeus, agora como titular, após ter sido suplente de Celton Biai há dois anos, numa edição coorganizada por Geórgia e Roménia.

"Devemos passar alguma experiência à malta que joga neste contexto pela primeira vez, mas somos todos iguais", assegurou o 'guardião' cedido pelo Benfica aos sub-21, apesar da presença 'encarnada' no renovado Mundial de clubes, a decorrer nos Estados Unidos.

A 25.ª edição do Europeu de sub-21 começou na quarta-feira e encerra em 28 de junho, com a final no Estádio Tehelné pole, em Bratislava, sendo que Portugal, finalista vencido em 1994, 2015 e 2021, procura de um inédito título na 10.ª presença, e terceira seguida.

"Viemos para tentar ganhar algo, mas estamos a ver as coisas jogo a jogo", reconheceu Samuel Soares, que já treinou com a seleção principal portuguesa, mas não se estreou.

Leia Também: Angola bate África do Sul e Pedro Gonçalves volta a erguer a Taça COSAFA

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Inglaterra

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas