Powered bySolverde
Disclaimer

'Hattrick' de Pogacar na etapa 'rainha' do Critério do Dauphiné

O ciclista esloveno (UAE Emirates) deu hoje um passo decisivo rumo ao triunfo final na competição, ao ganhar em solitário a etapa 'rainha' para reforçar a liderança da geral à frente do dinamarquês Jonas Vingegaard.

Tour de France 2024 - Stage 19

© Lusa

Lusa
14/06/2025 16:42 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Ciclismo

Tadej Pogacar (UAE Emirates) deu hoje um passo decisivo rumo ao triunfo final no Critério do Dauphiné, ao ganhar em solitário a etapa 'rainha' para reforçar a liderança da geral à frente do ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard.

 

A três semanas do arranque da Volta a França, o campeão em título da 'Grande Boucle' voltou hoje a derrotar o seu arquirrival Jonas Vingegaard, atacando a mais de uma dezena de quilómetros do alto de Valmeinier 1800, a montanha de categoria especial onde chegou isolado após 131,6 quilómetros desde Grand-Algueblanche.

"[O meu ataque] foi uma defesa, para não ser atacado por todos da Visma", resumiu Pogacar, assumindo não ter ido ao limite uma vez que a subida era longa e estava muito calor.

Catorze segundos depois do camisola amarela, que cumpriu a penúltima tirada em 04:10.00 horas e somou a terceira vitória nesta edição do Dauphiné, chegou o dinamarquês da Visma-Lease a Bike, que está a 01.01 minutos do esloveno na geral.

O duas vezes vencedor do Tour (2022 e 2023), que no ano passado foi segundo atrás de 'Pogi', sofreu um novo revés na sua confiança na corrida que serve como barómetro para a Volta a França, tal como Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que hoje cedeu mais 02.39 minutos para o líder da UAE Emirates.

O duplo campeão olímpico parece definitivamente afastado do pódio final, onde o alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) tem um pé -- hoje, foi terceiro, a 01.21, e ocupa a mesma posição da geral, a 02.21, antes dos 133,3 quilómetros entre Val-d'Arc e Plateau du Mont-Cenis, onde, no domingo, a oitava e última etapa acaba após uma jornada que inclui duas contagens de primeira categoria.

A etapa 'rainha' da prova francesa não dececionou, com as movimentações no grupo de favoritos a começarem no emblemático Col de la Croix de Fer, onde a Visma-Lease a Bike voltou a tentar dinamitar a corrida, com sucessivos ataques, conseguindo apenas isolar Evenepoel, que ficou novamente sem companheiros, e diminuir a vantagem do francês Romain Bardet (Picnic PostNL).

Na sua última prova como profissional, o vice-campeão do Tour2016 e 'rei' da montanha da edição de 2019 da 'Grande Boucle' esteve novamente em fuga, mas a sua tentativa acabou já na escalada a Valmeinier 1800, a terceira de três contagens de categoria especial da jornada.

O 'desaparecido' Sepp Kuss 'abriu' as hostilidades na subida final, mas o companheiro de Vingegaard não foi longe, com a sua tentativa a anteceder um ataque fulgurante do camisola amarela a que nenhum dos adversários conseguiu responder.

Faltavam pouco menos de 12 quilómetros para a meta quando 'Pogi' se isolou, sendo perseguido pelos ciclistas que o seguiam na geral, o seu arquirrival da Visma-Lease a Bike e o surpreendente Lipowitz, que acabaria por descolar da roda do dinamarquês.

Tal como na véspera, Evenepoel não conseguiu acompanhar a pedalada dos homens do pódio e, no final de uma jornada em que foi quinto, acumulou mais tempo perdido, estando já a 04.11 minutos de Pogacar, que lidera todas as classificações do Dauphiné, à exceção da juventude.

"Hoje, queríamos controlar todas as subidas, mas a Visma tentou distanciar-me com vários ataques", notou, antes de criticar a postura da equipa neerlandesa na descida após a Croix de Fer: "Não gostei [que me tenham tentado descolar], mas é assim o ciclismo".

Já Vingegaard mostrou-se "contente" com a sua "muito boa prestação" e com os números registados na sétima etapa, na qual o português Ruben Guerreiro (Movistar) foi 49.º, a 24.47 minutos do vencedor.

Antes da última etapa, o único luso em prova é 42.º da geral, a 42.29 de Pogacar.

Leia Também: FC Porto não desperdiça fator casa ante OC Barcelos no arranque da final

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quando estás completamente nu e de repente um amigo aparece"

Hidemasa Morita

"Quando estás completamente nu e de repente um amigo aparece"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Fórmula 1

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas