Procurar

"Terroristas"? Trump abre exceção que permite a Taremi ir ao Mundial

Proibição de entrada nos EUA de cidadãos de 12 países contempla uma alínea que se aplica aos participantes (e respetivas famílias) em competições desportivas.

"Terroristas"? Trump abre exceção que permite a Taremi ir ao Mundial

© Getty Images

Notícias ao Minuto
05/06/2025 14:32 ‧ há 3 meses por Notícias ao Minuto

Desporto

EUA

Donald Trump assinou, esta quinta-feira, uma proclamação proibindo a entrada, nos Estados Unidos da América, a estrangeiros de 12 países, tendo como objetivo "proteger os seus cidadãos contra ataques terroristas e outras ameaças à segurança nacional".

 

Uma medida que se aplica a Afeganistão, Birmânia, Chade, República Democrática do Congo, Eritreia, Haiti, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Iémen, e que prevê, ainda, restrições a Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turquemenistão e Venezuela, levantando, questões quanto às provas desportivas que lá irão realizar-se.

Isto porque, só no próximo Campeonato do Mundo de Clubes, estarão os venezuelanos Telasco Segovia (ex-Casa Pia), Jefferson Savarino, David Martínez, Matías Lacava e Salomón Rondón, o iraniano Mehdi Taremi (ex-FC Porto), os togoleses Roger Aholou e Kodjo Fo-Doh Laba e o sudanês Mohamed Awadalla.

No entanto, de acordo com o jornal britânico The Guardian, este documento contempla uma alínea que prevê exceções para "quaisquer atletas ou membros de uma equipa atlética, incluíndo treinadores, pessoas que desempenhem um papel de apoio necessário e familiares próximos".

Além do (renovado) Mundial de Clubes, que irão realizar-se entre 14 de junho e 13 de julho, recorde-se, os EUA irão receber, também, o Campeonato do Mundo de seleções, em 2026, e os Jogos Olímpicos, em 2028.

Leia Também: "Terroristas". Trump proíbe a entrada nos EUA a cidadãos de 12 países

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si