"A Taça vai amenizar, mas a temporada do Benfica foi um fracasso..."

A Taça de Portugal em futebol "não salva" a época do Benfica, que "foi um fracasso", tal como em 1996, assumiu hoje Valdo, antigo 'criativo' que esteve presente na última conquista dos 'encarnados' frente ao Sporting.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/05/2025 09:06 ‧ há 8 horas por Lusa

Desporto

Taça de Portugal

"Não. A Taça, se o Benfica ganhar, vai amenizar. Mas a temporada do Benfica, como naquela época em que nós ganhámos, há 29 anos, foi um fracasso", resumiu o brasileiro, questionado pela agência Lusa sobre se a conquista do troféu poderá salvar a época.

 

O Benfica conquistou a Taça da Liga, em janeiro, após vencer a final frente ao Sporting, no desempate por grandes penalidades, mas deixou escapar o título de campeão nacional para os 'leões'.

Na última jornada, no sábado, os 'encarnados' precisavam de fazer melhor na visita ao Sporting de Braga do que os 'leões' na receção ao Vitória de Guimarães, mas estes venceram por 2-0, em Alvalade, e a equipa orientada por Bruno Lage deixou o Minho com um empate (1-1), o que, segundo o antigo jogador, é insuficiente.

"Isso foi dito pelo próprio presidente, Rui Costa, quando assumiu, depois do jogo com o Sporting de Braga, que 'a nossa época é um falhanço'. E é", concluiu Valdo.

Titular no encontro disputado em 18 de maio de 1996, no Jamor, que ficou marcado pela trágica morte de um adepto sportinguista, atingido por um 'very light' lançado da bancada dos adeptos 'encarnados', Valdo encontra, por isso, pontos em comum entre as duas campanhas do clube, separadas por quase três décadas.

"Nós vínhamos de uma época, em termos de campeonato, desastrosa", recordou, sobre um ano em que o Benfica terminou a I Liga em segundo lugar, a 11 pontos do FC Porto de Bobby Robson, mas com mais seis pontos do que o Sporting, que iniciou a época com Carlos Queiroz no banco, mas terminou sob o comando de Octávio Machado.

Sobre essa final, o antigo jogador explicou que durante o jogo os jogadores benfiquistas não tiveram "noção da gravidade" do que se tinha passado nas bancadas e "só depois" perceberam a fatalidade.

A tragédia "mancha" a conquista do Benfica, reconheceu Valdo, porque "ver um jovem perder a vida num jogo de futebol é chocante" e o encontro até "tinha sido uma bela final".

"Não o digo porque o Benfica ganhou, mas porque, realmente, foi um bom jogo de futebol. O Benfica começou muito bem, fizemos o 1-0 [por Mauro Airez, aos nove minutos], e quando o Sporting queria começar a estar por cima do jogo, há o 2-0, do João [Vieira] Pinto, e o Sporting sentiu o golpe", analisou.

João Vieira Pinto, atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que seis anos mais tarde viria a ser campeão nacional e a conquistar, também, a Taça de Portugal ao serviço do Sporting, foi decisivo nesse triunfo, por 3-1, ao fazer um 'bis' (39, 67), antes de Carlos Xavier (83, de grande penalidade) reduzir para os 'verdes e brancos'.

Para domingo, Valdo antevê um jogo de "50/50", mas vê o Sporting "mais forte do que o Benfica em termos anímicos", desvalorizando o impacto que os festejos do título e os três dias de folga concedidos pelo treinador, Rui Borges, possam ter na condição física do conjunto de Alvalade.

"Nesta altura do campeonato já não há nenhum treino que exija muito dos jogadores, porque já não têm muita coisa a dar. Por isso, a parte anímica do Benfica é muito mais preocupante do que esses dois dias de festa merecida do Sporting", comentou o antigo internacional brasileiro, que representou as 'águias' em dois periodos, primeiro de 1988 a 1991 e, depois, entre 1995 e 1997.

Instado a apontar quais os jogadores que podem vir a decidir a final, reconheceu que "normalmente aponta-se para o avançado, ou seja, Pavlidis ou Gyökeres", mas deixou 'alternativas'.

"Eu apontaria ao Geny Catamo, no lado do Sporting. E, no Benfica, será Pavlidis ou Otamendi. O Akturkoglu também tem uma ligação forte com a baliza, mas, às vezes, nestes dérbis, conta muito o fator psicológico. Pode aparecer o Hjulmand, que tem um bom remate de fora da área, ou o próprio Debast, que pega muito bem na bola", analisou à Lusa.

Sem se deter, expressou ainda o desejo de que seja "um bom jogo de futebol", em que "vença aquele que fizer por merecer dentro do campo" e não haja nada que possa estragar a festa fora das quatro linhas.

"O mais importante é que não haja nenhuma confusão fora de campo. A malta tem de saber que não é nada mais, nada menos, do que um jogo de futebol. Superimportante, mas é um jogo de futebol", apelou o antigo jogador dos 'encarnados'.

Benfica e Sporting disputam a final da 85.ª edição da Taça de Portugal no domingo, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Leia Também: Sporting procura repetir feito que não consegue desde 2001/02

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Real Madrid

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

EUA

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas