Patrícia Mamona pretende terminar a carreira em Los Angeles'2028

A vice-campeã olímpica do triplo salto em Tóquio2020 Patrícia Mamona afirmou hoje querer terminar a carreira em Los Angeles2028, sem ter ainda data de regresso à competição, após lesão grave que a afastou de Paris2024.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/05/2025 20:51 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Jogos Olímpicos

"Quero voltar o mais rápido possível às pistas, mas também quero regressar bem, não só a saltar, mas a saltar bem. Esta época, em princípio, ainda vou estar mais no resguardo e à procura de recuperar totalmente. Ainda tenho o grande objetivo de acabar a carreira nos Jogos Olímpicos, em grande. Tenho esse objetivo, agarrei este desafio e estou a fazer tudo o que é possível para o concretizar", expressou.

 

Patrícia Mamona falou aos jornalistas à margem da conferência "Desporto Hoje: Testar os Limites", de reflexão e debate sobre o papel do desporto na sociedade portuguesa, participando ao lado da psicóloga de desporto e alta performance Ana Bispo Ramires e ainda do diretor da Academia dos Champs, Pedro Carvalho.

"Neste momento, estou à espera de estar 100% recuperada e os treinos terão de indicar que estou preparada para competir. Não tenho ideia qual vai ser o nível após uma recuperação a 100%, mas gostava de começar por competições mais a nível nacional e, se me sentir preparada para provas internacionais, fazê-lo", disse.

Patrícia Mamona lembrou que teve de "aprender a respeitar" o seu corpo, uma vez que "quis apressar o processo e não correu bem", o que a leva a não apontar uma data ou competição em específico para regressar ao ativo ao mais alto nível.

"Para esta época, não tenho ainda data prevista. Eu não estou ainda a demonstrar estar bem nesse sentido, por isso é a seu tempo. Infelizmente, não consigo prever o futuro. Os erros do passado, de querer acelerar o processo, saíram caro. Estamos muito cautelosos e a caminhar de forma gradual, sabendo que no treino vou ter de ter os indicadores necessários para garantir o regresso", realçou a atleta olímpica.

Patrícia Mamona, de 36 anos, encontra-se a fazer ainda treino condicionado, onde já faz "um pouco de tudo, menos triplo salto, porque é bastante impactante", numa lesão que a afasta das pistas desde 2023 e a impediu de competir em Paris2024.

"Tive a felicidade de chegar ao auge, de estar nos Jogos Olímpicos e ganhar uma medalha, sem nunca ter tido uma lesão grave. As lesões fazem parte do desporto e saber gerir esse tipo de emoções também é muito importante. O desporto é para formar pessoas também. Tem sido um período de aprendizagem", frisou.

A triplista revelou ainda sentir "um bocadinho de inveja boa" quando vê as suas colegas a competir e obter resultados, o que lhe dá "forças e motivação".

"Tenho tido muita ajuda a nível profissional, com a minha equipa técnica, o meu psicólogo, um grupo de treino que tem sido espetacular a gerir-me e a motivar-me para treinar com eles e eventualmente a competir, a federação, o Comité Olímpico de Portugal... São altos e baixos, mas estou mais nos 'altos' e muito mais motivada para conseguir voltar o mais rápido possível", salientou a multimedalhada.

A lesão permitiu-lhe, por outro lado, começar a preparar o pós-carreira, ao ter sido nomeada chefe da missão portuguesa aos Jogos Mundiais Universitários, na qual pretende passar toda a informação e experiência às próximas gerações de atletas.

"O intuito é começar a transportar tudo o que aprendi até aqui, com a modalidade e o desporto, para os mais novos, para que o caminho deles seja um bocado mais facilitado do que o meu. Tive uma carreira muito longa, com muitos erros, altos e baixos. Com este tipo de informação, posso ajudar as próximas gerações e, quem sabe, formar atletas de nível mundial", frisou a recordista nacional do triplo.

Os Jogos Mundiais Universitários vão decorrer na região alemã de Rhine-Ruhr, de 16 a 27 de julho, com Mamona a suceder na liderança da comitiva portuguesa a Pedro Cary, que chefiou a missão a Chengdu2021, realizados somente em 2023.

Leia Também: Este golo complicou a vida de Ruben Neves e companhia no Al Hilal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Ruben Amorim triste com desilusão europeia: "Falhámos onde..."

Liga Europa

Adjunto de Ruben Amorim triste com desilusão europeia: "Falhámos onde..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas