Trata Belém por 'tu' e fez história na seleção. O que é feito de Neca?

Antigo internacional português é o protagonista da 34.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
17/05/2025 06:56 ‧ há 2 horas por Rodrigo Querido

Desporto

O que é feito de...?

À primeira, o nome João Alexandre Duarte Ferreira Fernandes pode não lhe dizer muita coisa, mas a verdade é que Neca, como ficou conhecido no panorama do futebol, é um dos jogadores mais recordados e consagrados no futebol português.

 

Natural de Lisboa, o antigo médio de características ofensivas entrou no mundo do futebol pela mão do padrinho, um aficionado belenense, que o inscreveu precisamente neste clube da região de Belém. Antes, tinha estado no Olivais e Moscavide.

Formado no Belenenses, Neca transitou para a equipa principal dos azuis do Restelo em 1997/98, tendo ganho paulatinamente o seu espaço no Restelo. Em oito anos na primeira equipa totalizou 155 encontros e 17 golos, tendo contribuído para a promoção à I Liga em 1999 e para honrosas classificações no primeiro escalão como o 5.º lugar em 2001/02.

Notícias ao Minuto Neca com a camisola da equipa das quinas© Getty Images  

O brilho e classe que Neca espalhava pelos relvados portugueses não passou em claro aos selecionadores nacionais. Os seus bons desempenhos valeram-lhe chamadas às seleções jovens, nomeadamente ao Campeonato do Mundo de sub-20 em 1999 e ao Europeu de sub-21 em 2002. Mas o melhor ainda estava para vir no início do século XXI, quando o ex-jogador era um dos esteios do Belenenses de Marinho Peres em 2002/03.

Neca tornou-se num dos poucos jogadores do Belenenses a serem chamados à equipa nacional. O antigo médio foi internacional por Portugal no breve consulado de Agostinho Oliveira, aposta de transição no comando da equipa das quinas, entre António Oliveira e o brasileiro Luiz Felipe Scolari. No final de 2002, atuou nos jogos particulares contra Escócia e Tunísia ao lado de nomes como Luís Figo, Rui Costa, Sérgio Conceição ou Pauleta.

O fim da ligação à zona de Belém, que Neca tratará, certamente, por 'tu' aconteceu no verão de 2005. O antigo médio deu o 'salto' e mudou-se para o Vitória SC em 2005. Esteve apenas uma época no Castelo, mas o suficiente para fazer quatro golos em 39 jogos. Depois de meia época no Marítimo, o internacional português esteve largos anos no futebol turco.

Notícias ao Minuto Neca e Rogério Matias no Vitória SC© Getty Images  

O ex-jogador, agora com 45 anos, esteve três temporadas e meia em solo turco, dividas pela ligação ao Konyaspor e ao Ankaraspor. antes de regressar a Portugal pela porta do Vitória FC em janeiro de 2010. Neca esteve três temporadas no clube da cidade de Setúbal, antes de novo 'salto' ao futebol turco para voltar a vestir a camisola do Konyaspor.

A parte final da carreira de Neca foi realizada mais a sul de Portugal e também em escalões mais inferiores. O lisboeta voltou a solo nacional em 2013 para vestir a camisola do Farense. Esteve duas temporadas nos leões de Faro, antes de uma mudança para o Pinhalnovense, que alinhava no Campeonato de Portugal. Mas o amor pelo Algarve tinha ficado no coração.

Aos 37 anos, Neca voou até ao sul do país para tentar ajudar a salvar o Farense, que estava perdido no Campeonato de Portugal. Depois de ter falhado a promoção à II Liga por uma 'unha negra' em 2016/17, o internacional português conseguiu o que mais queria na época seguinte e logo com um final de carreira para mais tarde recordar.

Notícias ao Minuto Neca esteve três temporadas no Vitória FC© Getty Images  

Garantida que estava a subida de divisão, Neca e o seu Farense foram até ao Estádio Nacional, no Jamor, para disputar diante do Mafra a final do Campeonato de Portugal. Os leões de Faro perderam essa partida por 2-1. Nesse jogo, o internacional português tinha feito uma assistência para o golo de Fábio Gomes, antes da reviravolta mafrense. O final foi de lágrimas, mas num palco de sonho para qualquer jogador.

Penduradas que estavam as chuteiras, Neca não se afastou das quatro linhas. Começou a sua carreira de treinador na equipa sub-23 da BSAD, antes de se fixar na função de adjunto. Esteve no Casa Pia em 2019/20, regressando ao Farense para ser adjunto entre as épocas 2020/21 e 2023/24. Esta temporada integrou a equipa técnica de Rui Duarte, amigo de longa data, no Marítimo e, neste momento, encontra-se sem clube.

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento.

Leia Também: Cresceu no Sporting, virou 'Estrela' no Benfica. O que é feito de Miguel?

Leia Também: Lateral inventado por JJ ainda dá que falar. O que é feito de Melgarejo?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Treinador de escola do Benfica reaparece, três dias depois

Benfica

Treinador de escola do Benfica reaparece, três dias depois

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Famalicão3447
8Casa Pia3445
9Estoril3343
10Rio Ave3438
11Moreirense3337
12Arouca3335
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3334
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Código da estrada

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas