O dérbi entre Benfica e Sporting, agendado para o próximo sábado, 10 de maio, já começa a aquecer porque em causa está o jogo que pode ditar o campeão da temporada 2024/25. Ao vencer o Estoril (2-1), as águias saltaram para a liderança provisória e ficam, este domingo, à espera do que vai acontecer na receção do Sporting ao Gil Vicente.
No entanto, o jogo na Luz poderá mesmo consagrar o nome do campeão. Para tal, há vários cenários em cima da mesa. Vamos por partes.
Falando do Benfica, os comandados de Bruno Lage serão matematicamente campeões se vencerem o Sporting. Por quantos? Pois bem, isso depende daquilo que os leões fizerem, mais logo, em Avalade.
Se o Sporting vencer o Gil Vicente hoje, o Benfica terá de bater o rival, na Luz, por dois ou mais golos, anulando, assim, a vantagem no confronto direto que vai favorecendo os leões - que venceram no jogo da 1.ª volta por 1-0.
Caso o Sporting empate ou seja derrotado pelo Gil Vicente, o Benfica deixará de olhar para o confronto direto e pode apenas vencer pela margem mínima o rival para se sagrar campeão, uma vez que a distância pontual passará a ser de cinco ou seis pontos e restarão apenas três por disputar.
Em sentido inverso, o Sporting também pode ser campeão na Luz. Para tal terá de vencer o Gil Vicente hoje e fazer o mesmo frente ao Benfica.
E se der empate na Luz?
Imaginemos o cenário de o Sporting vencer hoje o Gil Vicente e volta a igualar o número de pontos do Benfica. Se no próximo sábado o dérbi acabar empatado - com ou sem golos - a festa do campeão será adiada para a última jornada.
Leia Também: A pergunta que Bruno Lage não quis responder após o Estoril-Benfica