Do céu ao inferno. Bruno Lage já viveu as duas realidades no Dragão

Técnico, do Benfica, soma uma vitória e uma derrota no reduto do FC Porto. Foi ali que embalou para o título de campeão, como também foi o início da sua queda no Benfica. No domingo, há um novo capítulo, que poderá ser decisivo nas contas do título de campeão e para o futuro do líder dos encarnados.

PORTO, PORTUGAL - FEBRUARY 08: Bruno Lage the manager of SL Benfica reacts during the Liga Nos match between FC Porto and SL Benfica  at Estadio do Dragao on February 08, 2020 in Porto, Portugal. (Photo by Quality Sport Images/Getty Images)

© Getty Images

Luis Júnior
04/04/2025 07:41 ‧ 04/04/2025 por Luis Júnior

Desporto

I Liga

O Benfica tem, este domingo, uma importante etapa rumo ao principal objetivo da temporada: o título de campeão. Frente ao FC Porto, Bruno Lage irá regressar ao Estádio do Dragão, um palco de boas e más memórias para o técnico das águias, que continua a não convencer totalmente o universo benfiquista neste retorno ao clube da Luz, para suceder Roger Schmidt.

 

Na época 2018/19, Bruno Lage comandou o Benfica a uma das maiores reviravoltas na classificação nos últimos anos. 

Os encarnados entraram em 2019 a sete pontos do FC Porto, que desperdiçou, posteriormente, essa vantagem pontual. No dia 2 de março, para a 24.ª jornada, os azuis e brancos receberam o eterno rival da capital, sabendo que a vitória, praticamente, encomendaria as faixas de campeão. 

Os dragões, então orientados por Sérgio Conceição, até partiram na frente, mas permitiram a reviravolta do Benfica (2-1), que saiu do Dragão como o novo líder do campeonato, com dois pontos de avanço. De então até ao final da I Liga, foram nove vitórias e um empate, resultando no 37.º título de campeão das águias.

Na época seguinte, tudo foi diferente. Bruno Lage continuou a viver o estado de graça, fruto de uma 1.ª volta incrível, com apenas um desaire, frente ao FC Porto (0-2), no Estádio da Luz.

Seguiu-se nova visita ao Estádio do Dragão, na 20.ª ronda, mas desta feita eram os encarnados na frente da classificação, com sete pontos de vantagem e com oportunidade de ganhar embalo para o bicampeonato. Num jogo de tudo ou nada, o FC Porto - terminou como campeão no final da época - fez imperar o fator casa e venceu (3-2) o encontro, reduzindo a diferença pontual. A derrota teve um forte impacto psicológico para o coletivo benfiquista, irreconhecível na parte final da I Liga, marcada por jogos à porta fechada devido ao Covid-19.

A derrota (0-2) frente ao Marítimo precipitou o despedimento de Bruno Lage, que saiu pela porta pequena do clube da Luz, não conseguindo resistir à pressão e às notícias da chegada de Jorge Jesus para o seu lugar.

Cinco anos volvidos, o Benfica entrará no Estádio do Dragão, pelas 20h30, à frente do FC Porto, que desta feita não está, diretamente, envolvido na luta pelo campeonato, com nove pontos de atraso em relação ao rival.

O coletivo portista terá como fator motivacional a questão da honra e as esperanças de ainda alcançar o 2.º lugar, que garante o acesso às pré-qualificações para a Liga dos Campeões. Por sua vez, os encarnados tentam assumir, ainda que à condição, a liderança da I Liga, colocando pressão no Sporting, que irá receber o Sporting de Braga, na segunda-feira.

Leia Também: "Não vejo que o Benfica seja uma equipa a assustar o FC Porto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Georgina Rodriguez

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Fórmula 1

Ford alarga envolvimento na F1 e trabalha "em quase todo o carro"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas