Procurar

Benfica bate GDESSA no prolongamento rumo à final da Taça feminina

Águias triunfaram por 75-70, na primeira meia-final da prova, em Matosinhos, Porto.

Benfica bate GDESSA no prolongamento rumo à final da Taça feminina

© Reprodução/ SL Benfica

Lusa
22/03/2025 15:00 ‧ há 6 meses por Lusa

Desporto

Basquetebol

O detentor do troféu Benfica qualificou-se, este sábado, para a final da Taça de Portugal feminina de basquetebol, ao bater o GDESSA por 75-70 após prolongamento, na primeira meia-final da prova, em Matosinhos, Porto.

 

Na reedição da final de 2024, que as 'encarnadas' venceram por claros 61-42, o conjunto do Barreiro ameaçou a 'vingança', mas as 'encarnadas' superiorizaram-se no tempo extra, que forçaram com um parcial de 6-0 na parte final do tempo regulamentar, após um embate marcado pelo equilíbrio, a incerteza e a emoção.

Raphaella Monteiro, com oito dos seus 21 pontos no prolongamento, nove em 12 nos 'tiros' de campo, 11 ressaltos e quatro assistências, foi a grande figura das 'águias', enquanto Joana Alves liderou o GDESSA, com 19 pontos.

O Benfica entrou melhor, adiantou-se rapidamente no marcador e Raphaella fechou o primeiro quarto com um 'triplo', que vincou a clara superioridade benfiquista (19-7).

Tudo mudou tudo no segundo período, porque a equipa do Barreiro apresentou-se mais combativa e intensa na nas suas ações, o que lhe permitiu encurtar distâncias e deixar o Benfica desconfortável.

O GDESSA conseguiu um parcial de 7-0 na reta final na primeira parte e foi para a para o intervalo a perder por seis pontos (34-28) e com a confiança em alta, após um segundo período que ganhou por 21-15, ante um Benfica a baixar de rendimento.

A segunda parte abriu sem pontos nos dois primeiros minutos, até que a poste Joana Alves quebrou o jejum com um 'triplo', deixando a sua equipa a três pontos do Benfica (34-31).

O conjunto 'encarnado' ripostou e foi para o quarto período ainda a ganhar por sete pontos (48-41), mas o GDESSA continuou a lutar pela bola no campo todo e, gradualmente, recuperou terreno, até empatar (52-52) através de um lançamento de Jasmine Powell.

A confiança do GDESSA contrastava com a descrença e algum desnorte do Benfica, que a 2.11 minutos do final perdia por seis pontos (54-60) e parecia já não ter energia para evitar a derrota.

A equipa do Barreiro podia ter resolvido o jogo a seu favor, mas claudicou na parte final, com o Benfica a forçar o prolongamento com um parcial de 6-0, incluindo dois lances livres de Inês Faustino com 13 segundos para jogar.

No tempo extra, o GDESSA ainda voltou ao comando (60-63), mas o Benfica respondeu com um parcial de 11-1, incluindo oito pontos de Raphaella Monteiro, e deixou o jogo resolvido a 1.29 minutos do fim (71-64), perante um adversário em quebra anímica.

A final disputa-se este domingo, a partir das 14:00, no Centro de Desportos e Congresso de Matosinhos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si