Powered bySolverde
Disclaimer

Francisco Neto assume "máximo respeito" pela Espanha, mas quer manutenção

O selecionador feminino de futebol, Francisco Neto, assumiu hoje ter o "máximo de respeito" pela campeã mundial Espanha, oponente das duas próximas partidas na Liga das Nações, mas quer assegurar a manutenção na Liga A da competição.

Liga das Nações: Divulgação da convocatória da seleção de futebol feminino

© Lusa

Lusa
17/03/2025 16:34 ‧ 17/03/2025 por Lusa

Desporto

Seleção feminina

Depois do excelente arranque, com um empate (1-1) face à campeã europeia Inglaterra (1-1) e um triunfo fora perante a Bélgica (1-0), Portugal lidera o Grupo A3, com quatro pontos, os mesmos das inglesas, seguindo-se, agora, a formação que conquistou, em fevereiro de 2024, a última edição da Liga das Nações.

 

À margem do fórum da Associação Portuguesa de Treinadores de Futebol (ANTF), a decorrer entre hoje e terça-feira, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o técnico reconhece que, pelo poderio do conjunto adversário, os duelos marcados para os dias 04 e 08 de abril, em Paços de Ferreira e Vigo, respetivamente, poderão acarretar um contexto mais adverso.

"Temos o máximo de respeito pela Espanha. São campeãs do mundo, detentoras desta Liga das Nações, e a equipa europeia mais dominadora nos últimos anos. Servirá para nós aferirmos o ponto em que nos encontramos. Esta dupla jornada que passou foi bastante positiva, mas agora sabemos que o contexto em que vamos estar inseridos é diferente", analisou Francisco Neto.

O objetivo, como voltou a frisar, passa por conseguir a manutenção no principal escalão da competição, mesmo estando inserido num grupo muito exigente no plano teórico.

"Jogar duas vezes seguidas, com pouco de espaço de tempo, contra as campeãs do mundo nunca é fácil, mas eu acredito que temos capacidade para continuar a crescer nesta Liga A. E, acima de tudo, no final dos seis jogos, garantir o nosso objetivo, a manutenção. Faremos tudo para que isso aconteça", assegurou.

O selecionador abordou ainda a lesão de Jéssica Silva, que perdeu a visão do olho direito, ao ter sido atingida com uma bola durante um treino, esperando que a jogadora, internacional por Portugal em 119 ocasiões, possa recuperar o mais depressa possível para estar apta para o Campeonato da Europa, que se disputa em julho.

"Estamos em contacto desde o dia em que, infelizmente, lhe aconteceu aquilo. A nossa unidade de saúde e rendimento também está em contacto com o Gotham e sabemos que agora há um processo de adaptação e recuperação. O tempo de recuperação não é definitivo, porque não é uma lesão normal. Há poucos registos sobre o possível tempo de paragem, a informação que temos é que depende muito de pessoa para pessoa. Temos a expectativa de a ter o mais depressa possível", explicou.

Quanto à próxima convocatória, não avançou com revelações prévias, mas não descartou a possibilidade de promover estreias, apesar de reconhecer que já "existe uma base".

"Vamos ver na próxima segunda-feira o que temos. Ainda temos alguns jogos, mas estamos abertos a isso. Na última convocatória, houve gente nova e jogadoras que estiveram fora e voltaram a entrar, mas o processo de seleção é muito aberto. Este é um espaço para todas, mas claro que existe uma base para dar alguma sustentação", constatou.

Alinhado no contexto do painel que partilhou com o treinador de futebol Carlos Queiroz e o selecionador português de futsal, Jorge Braz, sobre o treino em contexto de seleção, Francisco Neto explicou ainda que também no feminino a sobrecarga de jogos está a revelar-se uma problemática de delicada gestão ao nível físico.

"Felizmente, temos cada vez mais jogadoras a competir ao mais alto nível, com uma densidade competitiva já bastante elevada. Nós, treinadores, temos de entender a diferença entre treinar homens e mulheres, assim como também é diferente treinar nas camadas jovens e no futebol sénior. Temos de ter a capacidade de entendermos e de nos adaptarmos ao contexto e a este espaço de seleção", refletiu.

Leia Também: Alemanha comemora 125.º aniversário com estas novas camisolas

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas