Powered bySolverde
Disclaimer

Akturkoglu fecha 'Arco' triunfal e Benfica não quer deixar fugir Sporting

As notas do Rio Ave-Benfica, que deixou as águias novamente a três pontos da liderança (ainda com um jogo em atraso).

Notas Rio Ave-Benfica

© Getty Images

Miguel Simões
17/03/2025 07:06 ‧ 17/03/2025 por Miguel Simões

Desporto

Análise

Cinco dias após a eliminação na Liga dos Campeões, o Benfica voltou a sorrir e 'meteu a sexta' na I Liga, este domingo, ao derrotar o Rio Ave (2-3), no Estádio dos Arcos, mantendo-se firme na perseguição ao líder e campeão Sporting, ainda com uma jornada de atraso para o seu rival.

 

O jogo, esse, chegou a parecer estar resolvido, mas a equipa de Petit não baixou os braços e desafiou o conjunto de Bruno Lage - que esteve no banco após o susto de uma virose - a 'caprichar' para garantir a conquista de três pontos.

Na sequência de um bom arranque, as águias foram para o intervalo a vencer pela margem mínima, com um golaço do meio da rua de Orkun Kokçu (30'), numa primeira parte de supremacia encarnada. Já o segundo tempo até começou com uma grande penalidade convertida por Vangelis Pavlidis (53'), mas a reação vilacondense 'forçou' a 'Ave' a alcançar outros voos sobre um 'Rio' estável em casa.

Na cobrança de um livre direto, Brandon Aguilera beneficiou de um desvio em Pavlidis a 'trair' Trubin (64'), seguindo-se depois um erro de Florentino a permitir o empate de Clayton (75'). A verdade é que os 'fantasmas' apenas seriam afastados pelo recém-entrado Kerem Akturkoglu (81'), cujo 'jejum' quebrado permitiu ao Benfica alcançar um 'Arco' triunfal em Vila do Conde, antes da paragem para seleções.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Orkun Kokçu terá rubricado uma das suas melhores exibições da época. Seguro com a bola em sua posse e crucial nas transições - ofensivas e defensivas - do Benfica, o médio turco desbloqueou o encontro com um golaço do meio da rua, ao atirar um remate em arco para o fundo das redes. Até ser substituído por Renato Sanches, ao minuto 73, figurava mesmo como o grande protagonista da partida.

Surpresa

Kerem Akturkoglu conseguiu virar o foco em Kokçu e apontá-lo para si, uma vez que não necessitou de mais do que cinco minutos para apontar o golo decisivo. O avançado turco rendeu Amdouni e, na hora de garantir a conquista dos três pontos, teve a frieza que já lhe fugia há um mês para voltar a quebrar um 'jejum' e fechar, aí sim, o 'Arco' triunfal iniciado pelo seu compatriota.

Desilusão

Onde andou André Luiz? O avançado brasileiro mal tocou na bola e, como tal, não foi protagonista de qualquer investida ofensiva da sua equipa, tendo passado muito ao lado do jogo. Apesar de já ter habituado os adeptos a grandes exibições, não foi de estranhar que o ex-Estrela da Amadora fosse o primeiro escolhido de Petit para ser substituído, no caso por Tiago Morais. 

Treinadores

Petit mexeu apenas uma peça em relação ao último onze, mas a sua equipa em pouco ou nada se destacou no primeiro tempo. Foi preciso esperar pela segunda metade, mais concretamente pelas primeiras substituições, para que a estratégia reajustada ao intervalo começasse a 'carburar'. O Rio Ave ainda anulou uma desvantagem de dois golos, mas foi incapaz de pontuar.

Bruno Lage resolveu alterar três jogadores por comparação à equipa inicial frente ao Barcelona, tanto na defesa, como no ataque, tendo visto a sua equipa a entrar com autoridade na partida. As substituições já dentro dos últimos 20 minutos pareciam estar a ter um desfecho contrário ao pretendido, mas seria uma questão de tempo para que uma das 'armas' lançada a partir do banco resolvesse.

Árbitro

João Gonçalves mostrou que tem qualidade para apitar grandes jogos, sobretudo pelo critério disciplinar utilizado, mas não foi devidamente auxiliado pelo VAR em dois lances de grande penalidade - no primeiro não assinalou falta sobre Amdouni e, no segundo, embora tenha acertado na falta sobre Pavlidis, não foi alertado por Tiago Martins para uma infração de António Silva no início da jogada.

Leia Também: Neste 'Rio', a 'Ave' que sorri é a águia. Benfica corre atrás do Sporting

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas