FPB vai filiar-se na World Boxing para seguir no movimento olímpico

A Federação Portuguesa de Boxe (FPB) vai procurar filiar-se na World Boxing, nomeada provisoriamente pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como entidade que regula a competição, mediante autorização da Associação Internacional de Boxe (IBA), disse hoje à Lusa o presidente.

Notícia

© Lusa

Lusa
12/03/2025 15:50 ‧ há 2 semanas por Lusa

Desporto

Boxe

"Na prática, o que aqui existe é um grande compromisso da modalidade com o movimento olímpico. Isso é muito claro e patente. Não obstante todas estas guerras, no último congresso mundial que a IBA fez no Dubai, no final do ano passado, foi votada uma resolução que permite que as federações possam, mediante autorização da IBA, estar filiadas em mais do que uma federação, coisa que estava vedada até agora", explica à Lusa César Teixeira.

 

O líder federativo da modalidade em Portugal afirma que o compromisso da FPB, atualmente filiada na IBA, "é com o olimpismo", e esta "estará onde está a qualificação olímpica".

Em 26 de fevereiro, o COI conferiu à World Boxing, recém-criada, o reconhecimento provisório de gestão do boxe olímpico, abrindo a porta a encontrar caminho para a inclusão da modalidade no programa de Los Angeles2028, como é intenção do COI, que abriu a porta à sua saída face ao afastamento, desde 2019, da IBA.

Com esta decisão, a World Boxing deve assumir a organização do boxe olímpico a caminho de Los Angeles2028, retomando a normalidade numa das modalidades mais clássicas dos Jogos Olímpicos, como sucessor do 'pankration'.

Segundo César Teixeira, a IBA é "um parceiro estruturante e institucional da federação", e ao permitir a dupla filiação veio "reconhecer que, havendo a necessidade de o projeto olímpico das federações continuar, não fique suspenso financiamento público".

Teixeira deixa críticas à forma como a World Boxing, contra quem diz nada ter, foi criada por uma necessidade "artificial de um parceiro, aos olhos do COI, que seja mais fiável e credível", lembrando que a maior parte das pessoas em cargos dirigentes "são as mesmas" que já vinham da IBA.

"O processo é gerido com alguma irresponsabilidade, porque, na primeira listagem de modalidades olímpicas, o boxe não consta. No processo eleitoral para o Comité Olímpico de Portugal (COP) passámos de quatro votos para um voto, o que decorre dos estatutos do COP. (...) A pergunta que deixo é: agora que há reconhecimento provisório, na prática o que é que quer dizer? Já foi atualizada a lista das modalidades que estão nos Jogos?", aponta.

De resto, César Teixeira afirma que a FPB vai "instar o COP e o COI" para obter esclarecimentos, visto que três votos "podem fazer a diferença numa eleição disputada" para presidir ao organismo, entre Laurentino Dias e Fernando Gomes.

A FPB já conversou, entretanto, com a direção da World Boxing, fazendo "caminho muito semelhante e concertado com a federação espanhola", seguindo no movimento olímpico.

O COI tomou conta da qualificação e organização do torneio de boxe nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e Paris2024, pretendendo pôr fim à polémica com uma federação internacional, a IBA, afastada desde 2019 por problemas de gestão, corrupção e má governança.

A juntar a estes fatores, ainda as polémicas com as pugilistas Imane Khelif e Lin Yu-ting, campeãs olímpicas no verão passado, mas banidas de competirem em Mundiais pelos seus níveis de testosterona.

Leia Também: Stephan Eustáquio convocado para a seleção do Canadá

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Luisão recorda Benfica em tom de despedida: "Foram 21 anos..."

Redes Sociais

Luisão recorda Benfica em tom de despedida: "Foram 21 anos..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Xiaomi lança melancia e prova durabilidade da bateria do SU7 Ultra

Xiaomi

CEO da Xiaomi lança melancia e prova durabilidade da bateria do SU7 Ultra

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas