"Com o Anselmi, não há bola no pé, nem coração. É uma equipa perdida"

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Jorge Amaral analisou a derrota do FC Porto ante o Sporting de Braga, realçando, uma vez mais, a fraca qualidade do futebol apresentado desde a chegada do novo treinador. O antigo jogador apela ainda que a direção ajude a minimizar o prejuízo da temporada nos nove jogos finais da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Luis Júnior
10/03/2025 07:13 ‧ 10/03/2025 por Luis Júnior

Desporto

Exclusivo

O início da aventura de Martín Anselmi - chegou no dia 27 de janeiro - no comando técnico do FC Porto não tem deixado os adeptos portistas particularmente satisfeitos, quer com as exibições, quer com os resultados. Na I Liga, o treinador argentino, de 39 anos, não consegue obter uma sequência de vitórias, tendo sofrido, no sábado, a primeira derrota (0-1) a nível interno, na deslocação ao terreno do Sporting de Braga, em jogo da 25.ª jornada.

 

Em Braga, o sistema tático do 3x4x3 evidenciou a demora em consolidar processos. Privada dos criativos Fábio Vieira, suspenso, Rodrigo Mora e Pepê, estes lesionados, a equipa demonstrou uma clara desinspiração para ultrapassar o bloco defensivo dos bracarenses: o coletivo azul e branco não fez uma remate enquadrado à baliza na segunda parte.

Os resultados tardam em aparecer e já há quem tema que o terceiro lugar, partilhado, neste momento, com o Sporting de Braga, esteja em risco. Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Jorge Amaral, que representou os dragões na década de 80, analisou o jogo com o Sporting de Braga, demonstrando a sua preocupação com a falta de evolução da equipa.

"Foi um mau jogo do FC Porto. Mais do que as palavras, as estatísticas da partida são preocupantes. Num jogo importante, a equipa não conseguiu exercer a sua autoridade e o seu estatuto. Foi sofrível a exibição. Não consigo entender este 3x4x3, não temos jogadores para este sistema, para a ideia de jogo do treinador", começou por referir o antigo guarda-redes, apontando o dedo a Martín Anselmi

"As substituições na segunda parte não tiveram efeito e a equipa perdeu-se. Não senti organização e foi cada um por si. Não se pode exigir mais aos jogadores, porque eles dão o que têm, embora seja curto numa instituição como o FC Porto", prosseguiu Jorge Amaral, lembrando o passado mais recente do clube.

"A falta de qualidade é evidente. Atualmente, há jogadores em campo que com o Sérgio Conceição ficariam na bancada ou que iriam ajudar a equipa B, que bem precisa, neste momento, na II Liga [16.º e antepenúltimo lugar]. Danny Namaso, Francisco Moura, Gonçalo Borges, Deniz Gul, Nehuen Perez, têm hoje papeis interventivos na equipa, o que explica bem a situação do clube, com todo o respeito pelos atletas", ressaltou o ex-jogador.

"A vitória na Supertaça [4-3 ante o Sporting] foi puro engano, iludiu os adeptos e a verdade veio com o tempo. Lembro de uma frase do presidente André Villas-Boas, que caracterizava o futebol de Vítor Bruno de mais bola no pé e não tanto de intensidade, agressividade e coração como do Sérgio. Com o Anselmi, não há bola no pé, nem coração, é um futebol de uma equipa perdida", frisou.

Já sem as competições europeias e com apenas os jogos do campeonato pela frente, o agora comentador faz uma apelo à direção.

"Há 48 anos, que o FC Porto não termina o campeonato fora dos  três primeiros lugares. Esta tem sido uma temporada de recordes negativos e nem quero pensar nisso. Seria muitíssimo mau para história do FC Porto, que irá, certamente, para o terceiro ano consecutivo sem alcançar o título de campeão. Nos nove jogos que falta, peço que a direção, com o presidente André Villas-Boas e o Jorge Costa, diretor para o futebol à cabeça, agarre 'o touro pelos cornos' e sejam mais interventivos junto da equipa, de forma a minimizar o prejuízo do que não foi ganho e do que foi prometido. A culpa é de toda a gente, dos jogadores a quem dirige, a culpa não morre solteira", completou o antigo guarda-redes dos dragões.

Leia Também: Anselmi dá folga ao plantel do FC Porto após a derrota em Braga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gesto de Grealish com família de luto está a conquistar Inglaterra

Manchester City

Gesto de Grealish com família de luto está a conquistar Inglaterra

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas