Procurar

Samuel Soares já 'assusta' Trubin. Há números no Benfica que não enganam

Bruno Lage voltou a dar uma oportunidade ao jovem internacional português... e não se arrependeu.

Samuel Soares já 'assusta' Trubin. Há números no Benfica que não enganam

© Getty Images

Miguel Simões
10/03/2025 07:08 ‧ há 5 meses por Miguel Simões

Desporto

I Liga

A prata da casa voltou a brilhar. Samuel Soares voltou a ser aposta de Bruno Lage no onze inicial do Benfica, no passado sábado, diante do Nacional (3-0), brilhando com mais uma 'clean sheet' (e não só), pelo que se poderá passar a ser - se é que já não o é - uma ameaça para a habitual titularidade de Anatoliy Trubin.

 

Os números, esses, já são altamente favoráveis ao jovem internacional português. Em seis jogos disputados esta temporada, destaque para cinco duelos sem sofrer qualquer golo, sendo que a exceção foi o duelo frente ao Farense (1-3), nos 'oitavos' da Taça de Portugal.

De resto, Samuel Soares ajudou o Benfica a 'arrepiar' caminho na prova-rainha com as 'clean sheets' diante de Pevidém (0-2), Estrela da Amadora (7-0) e, mais recentemente, Sporting de Braga (1-0), já no acesso às 'meias', onde poderá também ser opção inicial frente ao Tirsense, de olho na final do Jamor.

Para além disso, o guardião de 22 anos destacou-se diante do Boavista (3-0), no primeiro de dois jogos na I Liga esta época, até que conseguiu fazer ainda melhor, no passado sábado, com uma grande penalidade defendida em cima do intervalo, a evitar o 2-1 dos madeirenses. A temporada ainda não terminou e já igualou o número de jogos da passada temporada, mas com dados altamente assinaláveis.

 

 

Contestação gera revolução?

Por outro lado, a época de Anatoliy Trubin não está a correr particularmente bem, com um total de 36 golos sofridos em 36 jogos realizados com a camisola das águias, sofrendo, em média, um golo por partida. Apesar do registo algo pobre, o internacional ucraniano ajudou a equipa de Bruno Lage a vencer 23 desses duelos, para além do registo de cinco empates e oito derrotas.

Estes são os números. Depois, há o questionamento em torno da abordagem a cada lance. Da mesma forma que Trubin já salvou o Benfica com enormes defesas, também é verdade que já 'pecou' com forte impacto no resultado, recordado lances diante do Barcelona (derrotas por 4-5 e 0-1, na Liga dos Campeões) ficaram aquém do esperado.

A verdade é que, desde o empate diante do AS Monaco (3-3), no playoff de acesso aos 'oitavos' da Champions, no passado dia 18 de fevereiro, o ucraniano só voltou a ser opção por uma vez - precisamente diante dos catalães, na passada terça-feira - e viu Samuel Soares 'roubar-lhe' o lugar nas restantes três partidas. O facto de não ter sofrido em nenhum delas poderá ser um ponto a favor do luso numa eventual discussão da titularidade até ao final da época? Bruno Lage tem a palavra.

Leia Também: Cuidado, Trubin: Samuel Soares brilha na baliza do Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si