Powered bySolverde
Disclaimer

Salomé Afonso e Isaac Nader com prata e bronze nos Europeus de atletismo

Salomé Afonso e Isaac Nader, os dois medalhados portugueses nos 1.500 metros nos Europeus de atletismo em pista curta, subiram hoje sorridentes ao pódio, em Apeldoorn, com o brilho da prata e do bronze conquistados.

Salomé Afonso vice-campeã europeia de 1.500 metros

© Lusa

Lusa
08/03/2025 18:17 ‧ 08/03/2025 por Lusa

Desporto

Atletismo

um sonho tornado realidade, é para isto que trabalhamos. Para chegar a estes palcos, lutar com as melhores e subir a estes pódios. De facto, agora sim, estou em mim e vejo todo o trabalho ter o seu fruto, que é ganhar uma medalha internacional", afirmou Salomé Afonso, com a medalha de prata ao peito.

 

A atleta do Benfica, de 27 anos, não escondeu a satisfação na zona mista do recinto neerlandês, após a cerimónia de consagração, no centro da Arena Omnispor Apeldoorn, reconhecendo que tem um significado especial, por ser partilhado com o namorado.

"É um processo conjunto e isso ainda é mais gratificante, por termos conquistado estas medalhas juntos", reconheceu a vice-campeã da Europa em pista curta, apenas batida pela francesa Agathe Guillemot, que arrebatou a medalha de ouro.

Tal como na sexta-feira, com a prova feminina antes da masculina, Isaac Nader teve de aguardar pelo seu momento de consagração, ao lado do norueguês tricampeão Jakob Ingebrigtsen e do francês Azeddine Habz, segundo classificado.

"Estamos os dois bastante felizes por termos chegado às medalhas que andávamos à procura há bastante tempo. Finalmente, sorriu para nós e, felizmente, a casa fica com duas medalhas e não digo termos ficado 100% felizes, mas perto disso", assumiu.

O atleta do Benfica, dois anos mais novo, voltou a manifestar alguma insatisfação com o desfecho da corrida, sem esconder uma maior ambição.

"Efetivamente, é a minha primeira medalha internacional. Contente, estou, mas não satisfeito. Fico feliz pela medalha, mas na minha cabeça tinha primeiro ou segundo, mas era o que esperava há muito tempo", referiu, um dia depois de ter lamentado o sabor 'agridoce' da medalha conquistada.

Agora, os primeiros 'metais' em Europeus -- Isaac Nader já tinha chegado à prata na edição de 2023 dos Jogos Europeus --, servem para procurar mais.

"São mais motivação para continuar o trabalho. Ontem [na sexta-feira] foi um dia feliz, mas hoje a vida segue e amanhã [no domingo] a Salomé tem uma final para ganhar", rematou Isaac Nader, aludindo à final dos 3.000 metros que a portuguesa vai enfrentar, após se ter qualificado durante a manhã de hoje.

Sorridente, Salomé Afonso ironizou: "Está sempre a colocar-me pressão, vou começar a fazer o mesmo".

O dia seguinte às conquistas foi "um dia normal", para Isaac Nader, "talvez um dia com mensagens a mais", numa celebração junto dos que são mais próximos, segundo Salomé Afonso.

"Vivemos muito na nossa 'bolha', partilhar este sucesso com os restantes portugueses é incrível, mas, de facto, a grande conquista é vivida entre as quatro paredes, com os nossos e com quem vive o nosso sofrimento diário", concluiu, a lisboeta.

Leia Também: Do susto ao vermelho. Guarda-redes ficou inconsciente e acabou... expulso

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas