O Benfica prepara-se para regressar aos jogos do campeonato, este sábado, com uma receção ao Nacional na 25.ª jornada da I Liga. Os encarnados pretendem voltar à liderança do campeonato, ainda que à condição, dado que o Sporting apenas joga no dia seguinte, em Rio Maior, frente ao Casa Pia.
O conjunto de Bruno Lage irá procurar, no Estádio da Luz, dar uma boa resposta, após (mais uma) derrota (0-1) frustrante com o Barcelona, para a 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, numa partida em que as águias jogaram mais de setenta minutos em superioridade numérica.
Na competição interna, os encarnados vem de uma sequência positiva de quatro jogos sem perder na I Liga, sendo que contam com um jogo em atraso, ante o Gil Vicente, em Barcelos, para a 24.ª ronda. Recorde-se que são apenas três pontos, neste momento, que separam o clube da Luz dos leões (56 pontos).
Por sua vez, o Nacional chega a este moralizado pela importante vitória (2-1) sobre o Famalicão, na jornada anterior. No regresso ao principal escalão do futebol nacional, a equipa insular tem lutado arduamente para se manter livre dos lugares de despromoção direta, estando no 12.º lugar, com 26 pontos, mais dez do que o Farense, 17.º e penúltimo classificado.
No confronto histórico, tendo em conta apenas a liga Portuguesa, aconteceram 41 encontros entre os clubes: 31 vitórias para Benfica, 6 empates e 4 vitórias para o Nacional.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18h00 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de André Narciso, da AF Setúbal, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage:
O que espera do jogo com o Nacional: "Preparar da melhor maneira um Nacional um pouco diferente do jogo da 1.ª volta. Dobraram o número de pontos, que tinham na altura e com dinâmicas diferentes, o que enaltece o trabalho do seu treinador. Temos de perceber a equipa e o melhor onze para jogar ante o Nacional em função do número de horas que tivemos para recuperar."
António Silva titular ante o Nacional: "O António Silva precisa de estar tranquilo e trabalhar. Ninguém falha no sofá. Dentro do jogo, toda a gente falha, acabamos por penalizar mais quem está na linha defensiva e na baliza, porque aí os erros são mais visíveis. Não falei com o António e ele sabe que está eleito para jogar amanhã [hoje]."
Gestão em mente num momento crucial da época: "O momento crucial do Benfica são todos os jogos, porque andamos a jogar, desde setembro, de três em três dias. Todas as competições são importantes. Dependemos de nós no campeonato e temos de escolher o melhor onze. Temos imensos fatores, que nos obrigam a olhar para o melhor onze, temos quatro jogadores a fazer Ramadão, outros a recuperar, uns mais velhos, outros mais novos."
Tiago Margarido
Ambição ante o Benfica: "É um desafio muito grande, do outro lado temos uma equipa fortíssima, de 'Champions'. Mas vamos com ambição, tentaremos fazer o nosso jogo e acreditamos que poderemos trazer alguma coisa [do Estádio] da Luz."
Águias focadas no Barcelona: "Visto que a eliminatória ainda está em aberto, penso que haverá alguma gestão por parte da equipa técnica do Benfica. Mas isso não significa, de todo, que o Benfica se apresente mais fraco, pois tem bastantes soluções dentro do seu plantel."
Resultado enganador com o Barcelona: "Todos nós conhecemos as valias e a forma de jogar do Benfica. Penso que foi um jogo em que o Benfica teve oportunidades mais do que suficientes para vencer, nada que me surpreendesse."
Últimos resultados:
Benfica: V-E-V-V-D
Nacional: D-V-E-D-V
Últimos onzes:
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoğlu, Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup
Nacional: Lucas França, Zé Vitor, Ulisses Wilson, Djibril Soumaré, Garcia, Luís Esteves, Daniel Penha, Arvin Appiah, Dudu, Isaac Tomich, Paulinho Bóia
Ausências:
Benfica: Angel Di María, Alexander Bah, Manu Silva, Tiago Gouveia (lesionados); Florentino Luís e Tomás Araújo (em dúvida)
Nacional: Ivanildo Fernandes e Miguel Baeza (lesionados); José Gomes (em dúvida)