Galatasaray vai processar federação turca por reduzir castigo a Mourinho

O Galatasaray vai processar a Federação Turca de Futebol (TFF) e o respetivo órgão disciplinar, após conhecida a redução do castigo, de quatro para dois jogos, do treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, anunciou hoje o bicampeão daquele país.

José Mourinho of Fenerbahce  looks on during the Super Lig  match between Galatasaray and Fenerbahce at Rams Park, Istanbul, Turkey on February 24, 2025.  (Photo by Ulrik Pedersen/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Lusa
01/03/2025 16:43 ‧ 01/03/2025 por Lusa

Desporto

Turquia

"O nosso clube avançará com uma queixa-crime contra o presidente da TFF, que detém o poder público e vem praticando atos arbitrários e ilegais desde o dia em que assumiu o cargo, e os membros do Conselho Arbitral, cuja constituição é ilegal, sob a alegação de abuso de poder", escreveu o 'gala', no sítio oficial na Internet.

 

O atual líder do campeonato turco diz estar "envergonhado pela falta de consideração em apoiar incondicionalmente todos os atos desrespeitosos de José Mourinho, que despreza o futebol turco, os árbitros turcos e a humanidade turca".

Na noite de sexta-feira, a TFF deu conta da redução da sanção de quatro jogos para dois, na sequência das declarações de 'Mou' após o encontro com o Galatasaray.

O técnico luso, de 62 anos, foi inicialmente castigado com dois jogos por ter dito ao quarto árbitro que se o encontro tivesse sido dirigido por um turco teria sido "um desastre" e, outros tantos, após ter referido que os elementos do banco do Galatasaray saltaram "como macacos", no dérbi da 25.ª jornada da Liga turca.

Contudo, o órgão disciplinar da federação turca reduziu o castigo para metade, assim como o valor da multa a pagar, inicialmente fixada em 1,5 milhões de liras turcas (cerca de 39,5 mil euros), às quais se juntam 117 mil liras (cerca de três mil euros) pela primeira infração.

Na sexta-feira, o 'gigante' da zona asiática de Istambul e José Mourinho moveram uma ação judicial contra o Galatasaray "por danos morais", acusando o clube rival de um "ataque aos direitos pessoais" do treinador português.

"Gostaríamos de anunciar publicamente que movemos uma ação por danos morais, de 1.907.000 mil liras turcas [cerca 50 mil euros], contra o Galatasaray, devido ao ataque aos direitos pessoais do nosso treinador José Mourinho", anunciou, então, o Fenerbahçe, fundado em 1907, data associada ao valor do pedido de indemnização.

Leia Também: Federação turca reduz suspensão de José Mourinho para dois jogos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

É oficial! Após rumores, Lamine Yamal assume namoro com Nicki Nicole

Lamine Yamal

É oficial! Após rumores, Lamine Yamal assume namoro com Nicki Nicole

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2FC Porto39
3Moreirense39
4Sp. Braga37
5Famalicão37
6Benfica26
7Gil Vicente34
8Arouca34
9Vitória SC33
10Casa Pia33
11Rio Ave22
12Estrela32
13Estoril21
14AVS31
15Alverca31
16C.D. Nacional31
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira na porta da saída. Yamaha terá optado por Miller

MotoGP

Miguel Oliveira na porta da saída. Yamaha terá optado por Miller

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas