Villas-Boas quer "honrar e propagar" o legado de Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, afirmou hoje que pretende honrar e propagar o legado de Pinto da Costa, ex-líder dos 'dragões' que morreu no sábado aos 87 anos, enaltecendo as "alegrias e vitórias" que deu ao clube.

Notícia

© Lusa

Lusa
16/02/2025 01:21 ‧ 16/02/2025 por Lusa

Desporto

FC Porto

"Dia pesado e difícil para todos os portistas. Queremos muito honrar o legado de Pinto da Costa neste clube, propagá-lo e continuar a fazer um trabalho bem feito à medida do que ele fez pelo FC Porto, pela cidade e pela região Norte. É a maior recompensa e retribuição que lhe podemos dar", disse o sucessor de Pinto da Costa na liderança dos 'azuis e brancos', em declarações ao Porto Canal.

 

Villas-Boas reconheceu que este sábado foi um dia "profundamente triste para todos os portistas" e de "grande pesar", endereçando, em nome do FC Porto, os seus sentimentos a toda a família de Pinto da Costa.

"Em nome do FC Porto, da instituição, clube, direção e administração passar os meus mais sinceros sentimentos a toda família. Aos filhos Alexandre e Joana, à Claudia [esposa] e a todos os seus mais próximos, os mais sinceros sentimentos pela vossa perda enorme. Uma perda enorme para todos os portistas. Uma pessoa com a qual todos aprendemos a viver a e a sentir nas mais variadas formas", referiu.

O presidente dos 'dragões' destacou ainda o "pleno portismo" de Pinto da Costa e tudo o que representou para o clube, agradecendo por "tantas alegrias, tantas vitórias e tantos fins de semana de felicidade" que deu ao clube durante os 42 anos em que liderou o FC Porto.

André Villas-Boas regressou ao Porto nas últimas horas, após ter deixado ao início da noite o estágio da equipa de futebol, com a qual tinha viajado de tarde para o Algarve, via Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, no concelho da Maia, para a visita do terceiro classificado da I Liga ao Farense, no Estádio Algarve, em jogo da 22.ª jornada da prova.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

O funeral do antigo dirigente 'azul e branco' vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, após o velório, que vai iniciar-se durante a tarde de hoje, partir das 18:00, na Igreja das Antas.

Leia Também: Infantino manifesta "grande tristeza" pela morte de Pinto da Costa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Futsal feminino

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Fórmula 1

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas