Pinto da Costa. Paulo Futre "sem palavras" pela perda do "pai desportivo"

O antigo internacional português Paulo Futre, campeão europeu pelo FC Porto em 1987, lamentou hoje a morte do antigo presidente dos 'dragões', aos 87 anos, deixando-o "sem palavras".

Notícia

© José Carmo / Global Imagens

Lusa
15/02/2025 23:20 ‧ 15/02/2025 por Lusa

Desporto

Pinto da Costa

"Meu querido presidente, meu pai desportivo, ainda estou sem palavras", escreveu o antigo extremo, nas redes sociais Instagram e 'X' (antigo Twitter).

 

Atualmente com 58 anos, o antigo internacional português jogou nos três 'grandes' do futebol português, depois de formado no Sporting, mas foi no FC Porto que 'brilhou' mais alto, chegando a este emblema em 1984.

Até à saída, em glória após a conquista europeia em 1987, Futre fez 117 jogos e marcou 33 golos, ajudando o clube não só a chegar pela primeira vez ao topo da Europa como também a vencer duas vezes o campeonato e duas vezes a Supertaça.

São famosas as histórias que unem Paulo Futre, depois ícone do Atlético de Madrid, para onde saiu dos portistas, a Pinto da Costa, que apoiou no ato eleitoral de 2024, perdido para André Villas-Boas, como o Porsche amarelo, que o extremo 'conseguiu' do candidato a presidente do 'Atleti', Gil y Gil.

Os dois portugueses agiram de forma concertada, num verão em que Futre parecia encaminhar-se para o Inter Milão, por acharem demais as facilidades oferecidas pelo dirigente 'colchonero', que acabou mesmo a oferecer-lhe um Porsche amarelo, ganhando depois as eleições para iniciar um período emblemático na capital espanhola, com o luso como cabeça de cartaz.

Por outro lado, foi o dirigente 'azul e branco' que o resgatou a um possível empréstimo pelo Sporting, contratando-o para fazer dele uma estrela mundial, tendo o próprio relatado vários 'sermões' de Pinto da Costa ao longo dos anos.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

Leia Também: Aguiar-Branco destaca "inquestionável legado" de Pinto da Costa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas