Procurar

Luís Montenegro enaltece Pinto da Costa como "personalidade única"

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, expressou hoje o pesar pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa e enalteceu-o como "uma personalidade única no dirigismo desportivo" e o "mais titulado dos presidentes de clubes" em termos mundiais.

Luís Montenegro enaltece Pinto da Costa como "personalidade única"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
15/02/2025 21:02 ‧ há 6 meses por Lusa

Desporto

FC Porto

"Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial", pode ler-se nas redes sociais de Luís Montenegro.

 

Em nome pessoal e do Governo, o primeiro-ministro expressou "profundo pesar e solidariedade" à família, aos amigos e ao FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

Leia Também: Marcelo recorda Pinto da Costa: "Determinação e um estilo muito próprio"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si