Surfista Tiago Pires não sabe se vai continuar no circuito mundial

O português Tiago Pires, após ter terminado Billabong Pipe Masters entre os 37.ºs classificados, assumiu, este domingo, a dúvida quanto à sua qualificação para o circuito mundial de surf de 2013.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/12/2012 19:15 ‧ 09/12/2012 por Lusa

Desporto

Qualificação

"Não foi uma Triple Crown de que eu me possa orgulhar muito, mas estive cá a tentar e a dar o meu melhor. O ano é muito longo e às vezes é difícil manter os picos de forma. Vou ter de esperar mais umas horas para ver o meu lugar decidido", escreveu o primeiro e único português a disputar o circuito mundial, na sua página do Facebook.

‘Saca’ aproveitou ainda para agradecer o apoio recebido, independentemente de "qual for o resultado", que ficará definido após o Billabong Pipe Masters, da 10.ª e última etapa do circuito mundial de surf.

A permanência de Tiago Pires entre a elite em 2013, naquela que poderá ser o quinto ano consecutivo entre a elite, ficou em risco depois de o português ter perdido, logo na primeira ronda do campeonato havaiano, frente a Kalani Chapman.

À entrada para a prova havaiana, o português ocupava o 10.º e último lugar de qualificação via "ranking" mundial unificado e poderia subir na hierarquia caso conseguisse chegar à quinta ronda no Havai, ou seja, terminasse em nono, podendo ainda qualificar-se através do circuito mundial, que apura o "top-22", com a presença nas meias-finais do campeonato.

O australiano Yadin Nicol e o brasileiro Heitor Alves são agora os principais adversários de "Saca", uma vez que Jadson André, Dusty Payne e Patrick Gudauskas também já foram afastados da prova havaiana e Raoni Monteiro não chegou a competir por lesão.

Em Pipeline, no Havai, decide-se também o título de campeão mundial de surf de 2012, entre os australianos Joel Parkinson e Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater.

Parkinson lidera o circuito, com 53 mil pontos, mais 3.200 do que Slater, 11 vezes campeão do Mundo e detentor do ceptro, mas Fanning ainda tem algumas hipóteses, caso vença no Havai, de chegar ao título.

Se Parkinson vencer o campeonato sagra-se campeão, mas, se terminar em segundo e Slater vencer, é o norte-americano que assegura o seu 12.º título.

Caso Parkinson caia nas meias-finais, Slater vence se conseguir o mesmo resultado, enquanto Fanning necessita de vencer e que o norte-americano não alcance melhor do que o quinto posto.

Na possibilidade de Parkinson ser eliminado antes ou nos quartos-de-final, Slater é novamente coroado se chegar às ‘meias’, enquanto Fanning necessita de vencer o campeonato e esperar que Slater não passe dos ‘quartos’.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Super Dragões esclarecem relação com o FC Porto: "Assumimos o erro"

FC Porto

Super Dragões esclarecem relação com o FC Porto: "Assumimos o erro"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Renault

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas