"Não foi uma Triple Crown de que eu me possa orgulhar muito, mas estive cá a tentar e a dar o meu melhor. O ano é muito longo e às vezes é difícil manter os picos de forma. Vou ter de esperar mais umas horas para ver o meu lugar decidido", escreveu o primeiro e único português a disputar o circuito mundial, na sua página do Facebook.
‘Saca’ aproveitou ainda para agradecer o apoio recebido, independentemente de "qual for o resultado", que ficará definido após o Billabong Pipe Masters, da 10.ª e última etapa do circuito mundial de surf.
A permanência de Tiago Pires entre a elite em 2013, naquela que poderá ser o quinto ano consecutivo entre a elite, ficou em risco depois de o português ter perdido, logo na primeira ronda do campeonato havaiano, frente a Kalani Chapman.
À entrada para a prova havaiana, o português ocupava o 10.º e último lugar de qualificação via "ranking" mundial unificado e poderia subir na hierarquia caso conseguisse chegar à quinta ronda no Havai, ou seja, terminasse em nono, podendo ainda qualificar-se através do circuito mundial, que apura o "top-22", com a presença nas meias-finais do campeonato.
O australiano Yadin Nicol e o brasileiro Heitor Alves são agora os principais adversários de "Saca", uma vez que Jadson André, Dusty Payne e Patrick Gudauskas também já foram afastados da prova havaiana e Raoni Monteiro não chegou a competir por lesão.
Em Pipeline, no Havai, decide-se também o título de campeão mundial de surf de 2012, entre os australianos Joel Parkinson e Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater.
Parkinson lidera o circuito, com 53 mil pontos, mais 3.200 do que Slater, 11 vezes campeão do Mundo e detentor do ceptro, mas Fanning ainda tem algumas hipóteses, caso vença no Havai, de chegar ao título.
Se Parkinson vencer o campeonato sagra-se campeão, mas, se terminar em segundo e Slater vencer, é o norte-americano que assegura o seu 12.º título.
Caso Parkinson caia nas meias-finais, Slater vence se conseguir o mesmo resultado, enquanto Fanning necessita de vencer e que o norte-americano não alcance melhor do que o quinto posto.
Na possibilidade de Parkinson ser eliminado antes ou nos quartos-de-final, Slater é novamente coroado se chegar às ‘meias’, enquanto Fanning necessita de vencer o campeonato e esperar que Slater não passe dos ‘quartos’.