Francisco e Martim Costa assumem sonho de lutar pela medalha

Os irmãos Francisco e Martim Costa reconheceram hoje que a tricampeã Dinamarca vai exigir o máximo a Portugal, nas meias-finais do Mundial de andebol, e que o sonho de lutar por uma medalha está vivo.

Notícia

© Lusa

Lusa
30/01/2025 15:19 ‧ 30/01/2025 por Lusa

Desporto

Andebol

Francisco Costa antevê mais uma dura batalha na meia-final de sexta-feira, com pouco tempo de recuperação após o jogo desgastante com a Alemanha (31-30), e reconhece que "Portugal é bom, mas para vencer a Dinamarca tem que ser ainda melhor".

 

"Estamos a lutar por uma medalha. Temos que ir em busca desse sonho. Se perdermos com a Dinamarca temos uma oportunidade na mesma de conquistar uma medalha. Temos é que agarrar essa oportunidade", disse à agência Lusa Francisco Costa.

Com 44 golos marcados na presente edição do Mundial, o que lhe confere o quinto lugar na tabela dos melhores marcadores, liderada pelo dinamarquês Mathias Gidsel, com 55, Francisco Costa admite que está a viver um momento único.

"Certamente quando chegarmos a Portugal é que vamos ter mais noção do que estamos a fazer neste campeonato do Mundo", reconheceu o lateral, de 19 anos, que, juntamente com o irmão Martim, tem sido um dos jogadores em destaque na seleção lusa.

A 'sociedade' Francisco e Martim Costa -- que foi com Mathias Gidsel o melhor marcador do Euro2024 (54 golos) -- já gerou 81 golos no Mundial, mas a seleção portuguesa vale pelo seu todo, pelas dinâmicas que possui e pela estrutura defensiva.

"Estamos focados na Dinamarca, não sabemos ainda muito bem o que fizemos, mas só estamos concentrados no que podemos ainda vir a fazer", disse Francisco Costa, reconhecendo que o jogo vai ser duro e exigir muito esforço físico.

O jogo da invicta seleção dinamarquesa, sem perder há 35 jogos em Mundiais, assenta em rápidas transições defesa/ataque, sustentado no bom desempenho do seu guarda-redes Emil Nilsen, de 27 anos, o que provoca um desgaste no adversário, que tem que estar sempre a correr para a frente e para trás.

"Vai exigir muito de nós. Sabemos que a Dinamarca é a melhor seleção do mundo e temos que estar preparados para tudo. Para a transição deles, defesa/ataque, mas nós temos feito bons jogos. Somos bons, mas para vencer a Dinamarca temos que ser ainda melhores", disse.

Martim Costa reconheceu também que a Dinamarca vai ser um adversário muito complicado, a exigir a máxima atenção e concentração, mas a seleção portuguesa quer continuar a fazer história e tem agora a oportunidade de chegar à final do Mundial.

"Temos que estar perfeitos em todos os aspetos do jogo, mas principalmente no da transição, se queremos discutir o jogo com a Dinamarca", disse Martim Costa, autor do golo decisivo na partida com a Alemanha, a três segundos da buzina.

A recuperação física do desgastante jogo de quarta-feira e a própria recuperação defensiva, que exige muito aos jogadores, no jogo de sexta-feira com os dinamarqueses foram dois dos aspetos fundamentais apontados por Martim Costa.

"Temos de recuperar para a defesa durante os jogos, que eles marcam muitos golos em transição. Temos que estar perfeitos em todos os aspetos do jogo, mas principalmente na transição, se queremos discutir o jogo com a Dinamarca", defendeu.

O lateral Martim Costa, de 22 anos, apontou que os jogadores dinamarqueses "correm muito e criam muitas oportunidades de golo" e a seleção portuguesa tem que "estar perfeita em todos os aspetos do jogo, ao longo de todo o jogo".

Ainda em relação ao jogo dos quartos de final com a Alemanha (31-30), na Unity Arena, o jogador recordou as 21 defesas de Andreas Wolff, o que, em condições normais, seria suficiente para garantir a vitória de qualquer equipa.

"Defensivamente estivemos incríveis. Impenetráveis. Os guarda-redes [Diogo Rêma e Gustavo Capdeville] ajudaram bastante. Na primeira parte tínhamos nove golos sofridos e quando se defende assim estamos muito perto de ganhar. Se queremos ter hipóteses com a Dinamarca temos que defender tão bem ou melhor", disse.

Portugal e Dinamarca defrontam-se na sexta-feira pela presença na final de domingo do Mundial, a realizar na Unity Arena, em Oslo, na Noruega, um dos países coorganizadores do evento, juntamente com a Croácia e a Dinamarca.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Real Madrid

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

EUA

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas